Liana Cirne faz convite para audiência sobre preparação para as chuvas

“Nós não podemos mais dizer que fomos surpreendidos pelas chuvas. Não existe mais a possibilidade de sermos surpreendidos pelo que é previsível”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (13) para defender um requerimento de sua autoria que solicita a realização de uma audiência pública com o tema “Preparar o Recife para as chuvas”. Durante a reunião plenária, a parlamentar fez um convite para que os parlamentares participem do debate, marcado para a tarde do dia 3 de março, no plenarinho da Casa de José Mariano.

De acordo com a vereadora, a audiência deve reunir moradores de áreas de risco e a área técnica responsável pelo preparação da capital para as chuvas. “A gente precisa mapear as pessoas que estão em área de risco, ouvindo a comunidade. O técnico tem um saber e a comunidade, que vive lá, tem outro. Um saber não exclui o outro. Pelo contrário, a gente soma os saberes para buscar soluções eficientes. Esse é o propósito da nossa audiência pública: juntar quem tem conhecimento teórico e técnico e quem vive o drama na realidade e colocar todo mundo para discutir para pautar ações de prevenção”.

Em aparte, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) afirmou que irá participar do evento e teceu críticas à quantidade de recursos destinados para a área de prevenção às chuvas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. “Fomos surpreendidos em 2021, com a LOA, quando foram retirados valores para serem gastos em áreas de risco. Ao invés de a Prefeitura se preocupar em aumentar, ela tirou, realmente, verba".

O vice-líder do governo, vereador Rinaldo Junior (PSB), respondeu às acusações do colega. De acordo com ele, Cardoso não levou em consideração, dentre outras ações, o empréstimo de R$ 1,3 bilhão contratado no ano passado pela Prefeitura junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para obras de infraestrutura. “Vossa Excelência esqueceu que votou a contratação de crédito que será a maior da história. Esqueceu que o maior orçamento para obras de infraestrutura, de combate às chuvas para salvar vidas, será agora. Esqueceu que, neste exato momento, que a baía do rio Tejipió, que alaga sempre, está tendo a maior obra de infraestrutura da história, sendo investidos R$ 30 milhões”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 13.02.2023