02

02
Comissões permanentes são instaladas e componentes tomam posse

Renovadas para o biênio 2023/2024, sete das 15 comissões permanentes que compõem a Câmara Municipal do Recife foram instaladas nesta terça-feira (14), com a posse dos novos membros. Os colegiados que já estão prontos para iniciar os trabalhos de avaliação de projetos de lei e encaminhar as legislações que definem as políticas públicas foram: Redação; Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo; Meio Ambiente; Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; Acessibilidade e Mobilidade Urbana; e Política Pública da Juventude.

Ana Lúcia propõe requerimentos em favor do Balé Popular do Recife

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) dois pedidos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em prol do Balé Popular do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna para defender os requerimentos nº 787/2023 e nº 788/2023, que solicitam, respectivamente, a recuperação emergencial da sede da entidade e a garantia de pauta nos teatros públicos da cidade.

Liana Cirne celebra instalação de camarim da cultura popular no Carnaval do Recife

Um espaço para que mestras, mestres, grupos e demais brincantes da cultura popular se preparem com dignidade para os espetáculos de Carnaval. Essa é a proposta do camarim da cultura popular, a ser instalado pela primeira vez no Recife na próxima sexta-feira (17) para os festejos oficiais da capital. O equipamento foi viabilizado por meio de emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 apresentada pela vereadora Liana Cirne (PT), que subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (14) para comemorar a novidade.

Câmara do Recife concede Título de Cidadão a Leonardo Framil

O chief executive officer (CEO) para Mercados Emergentes da empresa multinacional de consultoria Accenture, Leonardo Framil, recebeu nesta quarta-feira (15) o Título de Cidadão do Recife. A homenagem formulada pelo presidente da Câmara Municipal, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), e entregue em reunião solene promovida no plenário da Casa. A cerimônia foi conduzida pelo 1º secretário do Poder Legislativo, o vereador Eriberto Rafael (PP).

Cinco comissões são instaladas em reuniões realizadas hoje

Mais cinco comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, formadas para o biênio 2023-2024, foram instaladas e os seus componentes tomaram posse em reuniões realizadas nesta quarta-feira (15), elevando para 12 o número das que já estão aptas a iniciar seus trabalhos. Compete a esses colegiados analisar todas as matérias legislativas que estejam em tramitação no Legislativo Municipal. A Casa de José Mariano conta, no total, com 15 comissões formadas por vereadoras e vereadores, que se encarregam de zelar pelos projetos e matérias que versem sobre assuntos de interesse da sociedade.

Três Comissões permanentes da Câmara do Recife são instaladas nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (16), três Comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife foram instaladas na Casa e os seus novos respectivos membros tomaram posse para a execução dos trabalhos durante o exercício do biênio 2023-2024. Foram elas: Desenvolvimento Econômico, Ética e Decoro Parlamentar, Direitos Humanos e Cidadania.

Professor Mirinho pede atenção para o Centro Social Urbano Afrânio Godoy

Respeito e atenção ao Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy para a redução da criminalidade no Recife, em especial ao bairro da Imbiribeira, na Zona Sul. Foi a solicitação feita pelo vereador Professor Mirinho (Solidariedade) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27). Segundo o parlamentar, que fez um apelo ao Governo de Pernambuco, a quadra poliesportiva e as salas de aula do CSU estão abandonadas.

Osmar Ricardo critica veto de emenda pelo Executivo

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou o veto dado pelo prefeito João Campos (PSB) à emenda do vereador Alcides Cardoso (PSDB) ao projeto de lei do Executivo nº 46/2022, que autoriza a gestão a desafetar e alienar os bens imóveis do município. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), o parlamentar disse que era necessário repensar o veto, uma vez que o que foi aprovado é fruto de uma negociação com a liderança do governo na Casa.

Pretas Juntas defende Casa de Redução de Danos

A abordagem das polícias Civil e Militar à Casa de Redução de Danos no Carnaval foi o tema destacado pela vereadora Pretas Juntas (PSOL) no plenário da Câmara do Recife desta segunda-feira (27). A parlamentar lamentou a atitude dos policiais, no último dia 20, em Olinda, e destacou a importância social da Escola de Redução de Danos, cujo sede fica no Recife e que já recebeu voto de aplausos da Casa de José Mariano “pelos serviços prestados à sociedade”.

Ronaldo Lopes faz denúncia sobre falta de água na Zona Norte do Recife

A constante falta de água nas torneiras das residências localizadas nas comunidades da Zona Norte do Recife foi o tema do discurso do vereador Ronaldo Lopes (PSC), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27). Ele manifestou sua indignação contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). “Há localidades que passam meses sem receber água. A sensação é de que todos nós, que residimos nessa região da cidade, somos palhaços”, comentou o parlamentar.

Marco Aurélio Filho pede solução de estacionamento para expositores da rua do Bom Jesus

Criada em 1999, a feira dominical de artesanato da rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, se tornou um dos principais pontos turísticos daquela região. A atração foi tema de um discurso do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) nesta segunda-feira (27), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Na ocasião, o parlamentar defendeu elevar a feira ao status de patrimônio público e pediu uma solução para uma demanda dos expositores relativa ao estacionamento de seus veículos na área.

Samuel Salazar esclarece veto de emenda a projeto do Executivo

Na manhã desta segunda-feira (27), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Samuel Salazar (MDB) fez questão de esclarecer o veto à emenda do vereador Alcides Cardoso (PSDB), publicado no Diário Oficial, em relação ao projeto de lei do Executivo nº 46/2022, que autoriza o Poder Executivo a desafetar e alienar os bens imóveis que são integrantes do patrimônio municipal.

Cida Pedrosa aprova requerimentos contra agressões de policiais a uma mulher trans

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu e aprovou dois requerimentos, ambos com o mesmo teor, pedindo a apuração da conduta de policiais militares de Pernambuco denunciados por agressão a uma mulher trans. “Ela estava dentro de um ônibus e sofreu transfobia. Quando desceu do transporte público, e fez a queixa, foi agredida pelos policiais. Trata-se de um caso de revitimização, que foi filmado e exibido nas redes sociais”, denunciou, na reunião plenária realizada na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27).

Doduel Varela enfatiza requerimentos sobre dedetização em campo de futebol e implantação do Programa Gramadão

Dois requerimentos de autoria do vereador Doduel Varela (PP) foram discutidos pelo parlamentar, na reunião Ordinária desta segunda-feira (27), na Câmara Municipal do Recife. Um trata da realização de dedetização num campo de futebol e o segundo documento refere-se à intervenção do programa “Gramadão”, no bairro do Prado. Ambas as proposições foram aprovadas no plenário.

Marco Aurélio Filho exalta Carnaval do Recife

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (27) para elogiar a organização do Carnaval na capital pernambucana em 2023. “Recife é uma cidade completamente estruturada para o grande Carnaval que nós tivemos. Foram 44 polos e quase três milhões de foliões no total. Mais de R$ 2 bilhões de reais movimentando a economia”, exaltou.

Luiz Eustáquio lamenta morte do pastor João Severino Fernandes

Na tarde desta segunda-feira (27), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária, para lamentar a morte do pastor João Severino Fernandes, ocorrida neste domingo (26). “Um homem que levava a palavra de Deus. Tive a oportunidade de conhecer e viver uma parte do seu Ministério. Ele era presidente de honra da nossa Convenção na igreja da Assembleia de Deus, no estado de Pernambuco, durante muitos anos”. O plenário da Casa de José Mariano também fez um minuto de silêncio em memória do pastor.

Michele Collins critica atuação da Escola Livre de Redução de Danos

A vereadora Michele Collins (PP) solicitou o apoiamento de vereadoras e vereadores a um requerimento de sua autoria que solicita um voto de protesto à organização não-governamental (ONG) Escola Livre de Redução de Danos, segundo ela, por fazer apologia ao uso de drogas ilícitas durante o carnaval deste ano. O requerimento deveria ser votado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (27), mas recebeu pedido de vistas do vereador Ivan Moraes (PSOL). “Infelizmente essa matéria foi apresentada extrapauta e recebeu pedido de vistas. Mas, quando a pauta retornar para votação em plenário, espero que possamos dizer que os parlamentares desta Casa protestam contra essa escola”, disse.

Felipe Alecrim cobra medidas para pessoas em situação de rua

O vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou à Prefeitura do Recife a criação de uma política pública “efetiva que transforme a situação das pessoas que vivem nas ruas”, durante a reunião plenária híbrida, que a Câmara Municipal realizou nesta segunda-feira (27). Ele disse que vem observando, através do seu mandato como vereador e da atuação missionária na Pastoral de Rua, que o número de pessoas que não têm onde morar, deixou de ser um fenômeno limitado do centro da cidade e espalhou-se pelos bairros da periferia.

Hélio Guabiraba pede voto de aplausos ao comandante da CIATur por trabalho no Carnaval

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27) um pedido de voto de aplausos e congratulações ao major Bruno Souza Machado, comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), da Polícia Militar de Pernambuco. O requerimento, formulado pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB), destaca a atuação do major à frente do policiamento do Recife Antigo durante o período de Carnaval.

Tadeu Calheiros propõe e Câmara aprova carteira para pessoas com fibromialgia

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (27), em primeira discussão, o projeto de lei nº 151/2022, que institui no município a carteira de identificação e o adesivo de identificação para os veículos de pessoas com fibromialgia. Durante a reunião plenária, o autor da proposta, vereador Tadeu Calheiros (Podemos), subiu à tribuna para defendê-la. De acordo com dados citados pelo parlamentar, a enfermidade atinge 2% da população mundial, sendo que em 90% dos casos as pessoas são mulheres.