Ana Lúcia propõe requerimentos em favor do Balé Popular do Recife

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (14) dois pedidos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em prol do Balé Popular do Recife. Durante a reunião plenária, a parlamentar subiu à tribuna para defender os requerimentos nº 787/2023 e nº 788/2023, que solicitam, respectivamente, a recuperação emergencial da sede da entidade e a garantia de pauta nos teatros públicos da cidade.

No pronunciamento, Ana Lúcia resgatou a história do Balé Popular do Recife, fundado em 1977 e reconhecido como patrimônio imaterial da cidade desde 2018, por meio de projeto de autoria da vereadora. Agora, ela pede preferência ao grupo na pauta de equipamentos como os teatros do Apolo, Hermilo Borba Filho, Barreto Júnior, de Santa Isabel e do Parque, inclusive com ações em conjunto com a educação pública municipal.

Ainda de acordo com Ana Lúcia, a atual sede do Balé na rua do Bom do Jesus, cedida pela Prefeitura, foi interditada uma semana atrás, após parte de sua fachada externa ceder. Segundo a parlamentar, é importante que o restauro emergencial seja feito antes dos festejos do Carnaval recifense começarem. Ela disse que vai tratar do tema com o secretário de Cultura municipal, Ricardo Melo.

“A casa precisa ser restaurada. De imediato, uma restauração emergencial para dar segurança não só aos componentes do Balé, mas às pessoas que vão circular ali. E em um momento especial como este, em que a cidade vai estar fazendo o seu Carnaval”, contextualizou. “As pessoas estarão ali na rua do Bom Jesus e terão aberta a casa do Balé não só para visita-la, como para participar de oficinas. O Balé precisa desse momento, precisa estar com as suas portas abertas”.

Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) prestou apoio às solicitações da colega e destacou a relevância do Balé Popular. “Não se conta a história da dança popular do nosso Estado sem contar a história do Balé Popular do Recife. Ele faz parte de toda uma construção de um movimento armorial, que faz com que a dança popular seja levada para todas as pessoas e para o teatro”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 14.02.2023