Andreza Romero cobra atendimento 24 horas nas delegacias especializadas da mulher

O retorno ao atendimento 24 horas nas delegacias especializadas da Mulher no Recife e em Pernambuco foi tema do discurso da vereadora Andreza Romero (Podemos) na reunião Ordinária híbrida desta segunda-feira (13), na Câmara do Recife. De acordo com a parlamentar, um ofício que pede a revisão do retorno das atividades durante 24 horas foi solicitado por seu gabinete à governadora de Pernambuco Raquel Lyra (PSDB) e à Secretaria de Defesa Social do Estado.

Ao cobrar que o Estado cumpra “o seu papel de criar e fortalecer mecanismos de defesa e proteção da mulher”, a parlamentar informou que Pernambuco conta com 15 delegacias especializadas da Mulher atualmente, mas criticou que o número é “muito abaixo” do necessário e que, de todas as unidades, apenas uma funciona em horário integral, a que fica localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. “A violência que acontece após às 18h, aos sábados e aos domingos, não pode ser normalizada. Às vítimas, não interessa dar nomes aos culpados, mas que o atendimento seja prontamente retomado. Não se fecha a porta de entrada para o acolhimento de mulheres que temem pela própria vida”. 

A vereadora Andreza Romero salientou estar falando por todas as mulheres, inclusive por todas as vereadoras. “E sempre digo: emergências não marcam hora, elas acontecem a qualquer momento. Assim são os casos de violência doméstica. Na verdade, os índices mostram que é justamente fora do horário comercial que os casos mais acontecem. Sendo assim, não há justificativa para retroceder numa decisão de menos de um mês e fechar as delegacias”, destacou.  

Ainda sobre o tema, Andreza Romero pediu que a Câmara do Recife e as demais casas legislativas “estejam mais integradas a uma rede de proteção e enfrentamento contra a violência praticada contra a mulher, para que medidas como essa não aconteçam”. E reforçou o sofrimento que a mulher tem além da violência doméstica ao tentar prestar queixa. “Se apenas uma das 15 delegacias que funciona 24 horas, isso significa dizer que esta única delegacia está sobrecarregada. E, se ela está sobrecarregada, nem as ocorrências locais conseguirá atender. Claro, existe uma questão de efetivo que inviabiliza muitos plantões, mas as mulheres precisam que algo seja feito em caráter de urgência”, pediu.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 13.02.2023