Alcides Cardoso assume liderança da Oposição e diz que pode pautar o Governo

Em discurso durante a reunião solene de instalação dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que se sentia honrado ao assumir nesta quarta-feira (1º), como líder da bancada de Oposição na Casa. “É com muita honra que assumo a liderança. Quero começar esse discurso saudando os meus colegas de bancada e agradecendo mais uma vez a eles pela confiança depositada em mim”, afirmou. A solenidade de abertura do ano legislativo prevê a participação, em discursos na tribuna, dos líderes da Oposição e do Governo, refletindo o caráter de independência e igualdade do Poder Legislativo.

Cardoso assumiu a liderança da bancada de Oposição porque Renato Antunes, que exercia a função desde 2021, foi eleito deputado estadual e renunciou ao mandato de vereador. Na condição de líder da Oposição, foi o primeiro a discursar. “Faço também uma saudação ao líder do Governo, vereador Samuel Salazar (MDB), reforçando o espírito democrático que deve nortear os trabalhos desta Casa de José Mariano”, afirmou Cardoso.

Ele disse como pretende atuar à frente da bancada nesses dois últimos anos do atual mandato. “Como líder da Oposição, vou seguir na mesma linha de atuação do meu mandato, fiscalizando de forma firme os gastos públicos, cobrando a execução das promessas do governo, lutando por transparência, melhores serviços à população e propondo soluções para os problemas do Recife. Portanto, nós não faremos uma oposição por oposição. Afinal, o que nos guia é o interesse dos recifenses. E essa bancada já demonstrou também ser bastante propositiva”.

Alcides Cardoso falou, ainda, de sua expectativa nos trabalhos que se iniciam. “Esperamos que possamos discutir cada vez mais sobre os inúmeros problemas enfrentados pelos recifenses e que possamos encontrar soluções. O trabalho da oposição é fundamental para a democracia e acaba ajudando a gestão se ela estiver disposta a ouvir. Cabe lembrar que o vereador é o para-choque da população e recebe inúmeras reclamações e reinvindicações”, disse. Ele registrou que a atual gestão está chegando ao terceiro ano e que ele, como líder da Oposição, pretende reforçar o acompanhamento das promessas de campanha do prefeito “que são tão aguardadas pelos recifenses”.

Ele acrescentou que torcia “para que as promessas sejam cumpridas” e que a oposição está apta a “indicar caminhos para que isso ocorra”. Citou como exemplo dessa capacidade, sua sugestão para realização de um mutirão da saúde para “zerar a fila dos postos”, com pessoas que esperam atendimento. “A Oposição pode, sim, pautar o governo. Não há nenhum problema nisso. O que importa é resolver o problema enfrentado pelo recifense. Uma oposição qualificada como a nossa acaba ajudando e muito a gestão”.

Alcides Cardoso desejou que a Câmara Municipal do Recife exerça “bem o seu papel com o respeito e a atenção do Executivo, para fortalecermos a democracia”. Observou que quanto a ele, estará “sempre dialogando com meus colegas de bancada e do governo, porque como dizia o saudoso vice-presidente Marco Maciel, devemos buscar sempre, entre o que nos separa, aquilo que pode nos unir. Porque se queremos viver juntos da divergência, que é o princípio vital da democracia, estamos condenados a nos entender”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01/02/2023.