Luiz Eustáquio defende acompanhamento do governo na retirada de garimpeiros

Apesar de reconhecer a prioridade de retirada de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami, em Roraima, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu que a operação seja feita com o acompanhamento dos governos federal e estadual. “É uma ação prioritária, mas temos que estar atentos, para evitar novas atrocidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

Os garimpeiros estão fugindo da região para desviarem-se da ação policial. No primeiro dia da operação, houve denúncia de mortes de três indígenas e de um garimpeiro na reserva. O vereador Luiz Eustáquio teme que, na retirada dos garimpeiros, que são milhares, eles possam se espalhar por dentro das matas e invadir aldeias indígenas.

Além do potencial das atrocidades, o parlamentar entende que, entre os garimpeiros, há trabalhadores que precisam ser removidos para seus estados de origem. “Faço esse alerta para evitar de estarmos criando, ali, uma situação de trabalhadores sem garimpo”, disse.

Em seu discurso, Luiz Eustáquio lamentou, também, a crise socioambiental e humanitária que foi gerada ao longo dos anos no meio do povo Yanomami.  “O que está acontecendo ali não é simples, mas algo que foi encaminhado para destruir a população, suas terras e seus rios. A situação é terrível. A gente só viu cenas como essas em fotos dos povos mais pobres da África. E na segunda guerra, quando Hitler quis exterminar o povo judeu. Tudo isso, agora, ocorre em nossa sociedade. Ainda bem que temos hoje um governo que defende a vida”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.02.2023.