Cantora Silvana Salazar recebe Título de Cidadã do Recife

Conhecida como a “Rainha dos Casamentos”, a cantora Silvana Salazar é a mais nova cidadã do Recife. Natural de Belém do Pará (PA), a artista recebeu o Título nesta quinta-feira (2), em cerimônia realizada no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Chico Kiko (PP). O vereador Samuel Salazar (MDB) presidiu a reunião solene, prestigiada por familiares e personalidades do setor político.

Além de Chico Kiko e Samuel Salazar, compuseram a mesa de honra do evento o pai e o marido de Silvana Salazar – respectivamente, Domingos Salazar e Paulo Camelo –, além do deputado estadual Romero Albuquerque (UB). No início da solenidade, uma comissão formada pelos vereadores Alcides Teixeira Neto (PSB) e Andreza Romero (Podemos) conduziram a homenageada ao plenário da Casa.

Em seu discurso na tribuna, Chico Kiko fez um relato da trajetória de nova cidadã do Recife ao público presente. “Filha de Cléa Silvana e Domingos Sávio, Silvana Salazar começou a cantar ainda criança, participando de corais em igrejas, colégios e festas infantis. Fez apresentações em barzinhos, voz e violão, casas noturnas, bailes e shows, integrando diversas bandas na região norte e nordeste do País. Cantou em trios elétricos de grandes festas como o Fortal, Carnatal, Virgens de Olinda e o Galo da Madrugada, cantando com Joelma, da Banda Calypso, e Alceu Valença”.

As características que fizeram a homenageada despontar no cenário musical não deixaram de ser mencionadas pelo parlamentar. “Hoje, Silvana é conhecida como a Rainha dos Casamentos. Ganhou destaque nesse ramo por fazer shows personalizados de acordo com o perfil da festa, inclusive vestuário, brincadeiras, vocabulário e repertório. Seu intuito é que o público seja parte de seu show. Ela também canta em aniversários, formaturas e eventos corporativos. Cada apresentação é única. Silvana conduz tudo com muita humildade, de forma inovadora e irreverente, tornando o evento divertidíssimo e o transformando em um grande espetáculo”.

Após o discurso, o vereador Chico Kiko fez a entrega do diploma e da medalha que simbolizam o Título de Cidadã do Recife. A esposa do parlamentar, senhora Neta, entregou um ramalhete a Silvana Salazar. Logo em seguida, um vídeo foi apresentado no telão do plenário, contando a vida da homenageada e com depoimentos de amigos e familiares. Ela foi convidada na sequência, para ocupar a tribuna e fazer suas colocações.

“A minha força é diretamente proporcional à minha emoção”, afirmou, ao começar o discurso. Ela falou de sua formação num colégio militar e de sua fé católica. Paraense, Silvana Salazar disse que “a fé em Nossa Senhora de Nazaré me fez desbravar o mundo”. Ele contou que o significado do seu nome é “aquela que é proveniente da Selva”, mas que também “traz a garra de minha mãe”. Ela considerou que o Recife é sua casa, “onde fui acolhida e tenho uma troca com esse povo arretado e a quem dou o melhor de tudo o que faço. Esse engajamento enche o meu coração de amor e aumenta minha responsabilidade para com o Recife”.

Silvana Salazar lembrou que tem uma filha “que é recifense” e expôs a sua gratidão a sua família, “que me apresentou a música pernambucana desde cedo”. Desde cedo, disse, a família lhe apoiou na carreira artística. “E mesmo com o coração sangrando de saudade, apoiou a minha vinda de Belém para cá”. Ela também agradeceu o apoio do marido, Paulo Camelo; aos seus fãs, “que são os grandes protagonistas de minha história aqui no Recife e muitos se tornaram grandes amigos”. Agradeceu ainda aos vereadores do Recife, que votaram favoravelmente à entrega do título e em especial a Chico Kiko, que lhe concedeu o título. “Finalmente, quero dividir este título com todas as mulheres”.

Já como nova cidadã do Recife, Silvana Salazar interpretou três músicas de carnaval. O marido dela, Paulo Camelo, em seguida,  agradeceu pela homenagem. Ele disse que as experiências artísticas de Silvana Salazar a consolidaram no cenário artístico pernambucano. “Silvana, hoje, é conhecida por cantar em casamentos, pois se apresenta em muitas cerimônias matrimoniais. Ela também canta em festas de formaturas, aniversários, eventos privados e corporativos, boates, eventos esportivos, sociais e culturais”. Ele disse que o título reforça o que ela é hoje. O pai da artista, Domingos Salazar, também fez uso da palavra para expressar sua gratidão da homenagem feita à filha. “Que bom que a Silvana venceu todas as barreiras traz alegria para muitas pessoas do Recife”. A reunião foi encerrada com a execução do Hino da Cidade do Recife.

Em 02.02.2023.