Câmara do Recife reinicia trabalhos parlamentares em reunião solene

O ano novo do Legislativo Municipal começou nesta quarta-feira (1º), quando a Câmara do Recife realizou a reunião solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa (terceiro ano do atual mandato) da 18ª legislatura. Eram exatamente 10h30 quando o vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidente da Casa em exercício, abriu a solenidade que marcou o fim do recesso e a retomada dos trabalhos parlamentares. Durante a reunião, também tomaram posse os três suplentes que ocuparam as vagas deixadas pelos vereadores eleitos para o cargo de deputado estadual. As galerias estavam lotadas e a participação popular foi intensa.

O representante do prefeito João Campos (PSB), na solenidade, foi o secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz. Ele cumpriu o que determina o artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica do Município, que estabelece à autoridade indicada pelo Poder Executivo, que participa da solenidade, ler a mensagem que expõe a situação do município e faz a prestação de contas do ano anterior. A reunião foi iniciada com a composição da Mesa. Foram convidados o representante da Prefeitura do Recife;  o 3º vice-presidente da Casa, vereador Felipe Alecrim (PSC) e o  2º secretário, Felipe Francismar (PSB).

Os três suplentes que tomaram posse foram: Elaine Cristina, do coletivo Pretas Juntas (PSOL), que assumiu o nome parlamentar de Pretas Juntas. Ela ficou na vaga de Dani Portela (PSOL); Ebinho Florêncio (Podemos), no lugar de Júnior Tércio (PP); e Ronaldo Lopes (PSC) ocupando a cadeira deixada por Renato Antunes (PL).  “Quero parabenizar os vereadores que foram eleitos deputados e seguem para a Assembleia Legislativa, ao mesmo tempo dar as boas vindas aos novos que hoje tomam posse”, disse Hélio Guabiraba.

Ele fez a apresentação dos ofícios de renúncia dos vereadores eleitos deputados estaduais; solicitou aos suplentes a entrega da cópia do diploma emitido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) e as suas respectivas declarações de bens. Na sequência, os três que tomaram posse fizeram, um a um, o juramento regimental. Sob aplausos das galerias, os três foram declarados empossados. Houve uma quebra de protocolo na solenidade para que os três fizessem seus discursos de posse.

“Quero parabenizar cada um e cada uma de vocês, que chegam a esta Casa, em nome dos vereadores e vereadoras. Desejar boa sorte. Sei que todos e todas conhecem cada cantinho desta cidade e esperamos que, juntos, possamos fazer um trabalho em favor do povo do Recife”, disse o presidente em exercício. 

Logo após, Hélio Guabiraba recebeu o relatório de gestão das ações do Executivo no ano de 2022 e passou a palavra ao representante da Prefeitura do Recife, Carlos Muniz, para que ele o lesse  a mensagem. Ao final do relato, ocuparam a tribuna, para fazerem as suas considerações, o líder da Oposição, vereador Alcides Cardoso (PSDB); e o líder do Governo, vereador Samuel Salazar (MDB).

 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 01.02.2023.