Alcides Cardoso exalta decreto do governo de Pernambuco sobre IPVA

As alterações das regras para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para automóveis usados, válidas a partir de hoje, foram temas do discurso do vereador Alcides Cardoso (PSDB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (07). “As alterações estão previstas no decreto estadual número 54.432, assinado pela governadora Raquel Lyra. As medidas são uma demanda antiga do setor”, elogiou o parlamentar.

De acordo com Alcides Cardoso, que informou ter trabalhado no setor de vendas de automóveis usados por mais de uma década, as alterações propiciam a venda de seminovos. "Ao modificar as regras do pagamento do IPVA, o decreto facilita o comércio e beneficia o comprador desses veículos seminovos. A partir de agora, o comprador terá o direito de pagar o IPVA em três parcelas para realizar a transferência do veículo para o seu nome, e deixa de ser obrigado a efetuar o pagamento à vista do total do tributo do ano, o que acabava deixando o negócio mais caro. O comprador e revendedor de seminovos só ganharam com a medida, principalmente o consumidor", explicou.  

Ainda segundo o vereador, o decreto estadual diz que o pagamento do IPVA pode ser feito em três parcelas a partir desta terça, quando a medida foi publicada no Diário Oficial do Estado. Atualmente, o comprador é obrigado a pagar o valor total do imposto à vista, sem direito a parcelamento.  O parlamentar afirmou que a ação realizada pela governadora Raquel Lyra "só mostra a capacidade da sua gestão de manter o diálogo com vários setores econômicos", além de atender o pedido para melhorar o ambiente de negócios de Pernambuco. 

"Reforça a pressa de fazer mudança que o nosso Estado tanto precisava e precisa. Estamos desde o início do ano dialogando com o governo do Estado e junto à Associação de Revendedores de Veículos Automotores do Estado de Pernambuco (Assovepe). Essa é uma luta travada há anos pela associação que, finalmente, teve voz. Uma vitória importante para o setor. Parabéns ao presidente Antônio Selva e à mesa diretora da Assovepe", reconheceu.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.02.2023