Doduel Varela destaca requerimentos aprovados em plenário

Requerimentos de autoria do vereador Doduel Varela (PP) foram tema do pronunciamento do parlamentar realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (4). As proposições de número 7723/2023 e 7803/2023 tratam, respectivamente, de dirigir indicação à Emlurb para viabilizar os serviços de desobstrução das canaletas e de limpeza das galerias de esgoto na rua Zenóbio Lins e na rua Costa Maia, ambas no bairro do Cordeiro. As matérias foram aprovadas.

“A rua Costa Maia recebe as águas da avenida Caxangá e das ruas perpendiculares. É uma via muito importante na comunidade. E os moradores se reuniram, no mês de maio, e fizeram uma cota entre eles no intuito de fazer a limpeza das galerias. Gostaria de parabenizar os moradores pelo grande trabalho que eles fizeram. Com essa ação, mesmo com as fortes chuvas que aconteceram semana passada, nem a rua Costa Maia nem a rua Zenóbio Lins alagaram. O trabalho deveria ser realizado pela Prefeitura e os moradores fizeram por conta própria”.

O vereador disse da importância dos demais parlamentares votarem favoravelmente aos requerimentos e recordou que a população local vem tendo dificuldades no período de chuvas. “Quero aqui parabenizar a comunidade que se reuniu para resolver minimizar o sofrimento  daquelas pessoas que moram naquelas ruas. E peço aos pares dessa Casa que aprovem esses requerimentos para que a gente possa também cobrar junto à Prefeitura”.

Segurança em mercado público - Na reunião plenária, o vereador Doduel Varela debateu, ainda,  os dois requerimentos da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que tratam da falta de segurança no Mercado de São José, localizado no centro do Recife. “As propostas são importantes, mas quero ressaltar que não é apenas esse mercado público recifense que enfrenta problemas com a falta da segurança”, comentou.

Os requerimentos da vereadora Ana Lúcia foram, ambos, aprovados. O de número 7752/2023, dirigiu apelo à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco para autorizar a implantação de câmeras de vídeomonitoramento dentro e fora do Mercado de São José, na Praça Dom Vital, no bairro de São José. O de número 7751/2023 dirigiu indicação ao comando da Guarda Municipal do Recife para promover rondas permanentes de guardas municipais dentro e no entorno do Mercado de São José.

Para o vereador Doduel Varela, a solução de combate à violência seria armar a Guarda Municipal. “Fizemos uma visita à Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho. Naquele município, a guarda trabalha armada e trabalha muito bem. Está dando certo. Por que não trazer o exemplo para o Recife? Sei que isso depende de um debate amplo e aqui existe uma Comissão Especial que trata do armamento da Guarda. Temos que discutir como dar estrutura para que isso ocorra e assim será feito, com a colaboração desta Casa, com o apoio do Executivo”.

A vereadora Liana Cirne (PT) pediu aparte e parabenizou a vereadora Ana Lúcia pela apresentação dos requerimentos, mas lamentou que eles tenham servido para se iniciar outro debate, que é o do armamento da Guarda. “O que precisamos, através dos seus requerimentos, é aprimorar a segurança dos mercados para permissionários e para os visitantes”.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB)  lembrou que participa na Câmara Municipal do Recife da Frente parlamentar  que trata do armamento à Guarda Municipal. Ele afirmou que o colegiado visa discutir a valorização da Guarda Municipal e que um dos aspectos dessa valorização é debater o armamento para alguns guardas. “Para fazer o armamento, é preciso realizar uma escuta com os próprios guardas e com o comando da Guarda”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre limpeza de canaletas e desobstrução de galerias no Cordeiro.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o armamento da Guarda como solução para a segurança. 

Em 04.07.2023.