Liana Cirne faz apelo para que Ibura receba atenção especial nesta época chuvosa

Há cerca de três semanas, visitando comunidades ameaçadas pelas barreiras no período chuvoso, a vereadora Liana Cirne (PT) esteve na casa de Bárbara, moradora do Vasco da Gama, na Zona Norte. Havia a possibilidade de o muro cair e matar a família, que incluía três crianças. Foi sugerido à mulher que tirasse os poucos utensílios e impedisse as crianças de brincar no local, enquanto ela foi incluída no Projeto Parceria. A ação foi fundamental: nas chuvas da semana passada, a barreira caiu, e por sorte não houve vítimas. Utilizando esse exemplo como alerta para outras comunidades, a vereadora fez um apelo à Prefeitura do Recife para que a comunidade da Vila do Sesi, no Ibura de Baixo, seja prioridade e receba obras de emergência a fim de se se evitar tragédias na atual quadra chuvosa.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (3), a vereadora disse que é grande o risco que os moradores da localidade estão correndo. “O Ibura, como um todo, merece uma atenção especial. Estamos enxugando gelo, enquanto temos que agir. É preciso fazer uma obra de contenção de barreira na Vila do Sesi, pois vendo a situação de lá, é possível dizer que não vai aguentar”, afirmou. Ela pediu apoio aos vereadores para um requerimento de obras de emergência na área. “É um requerimento, um protocolo e uma função do vereador. Mas, este apelo que faço não somente à Prefeitura do Recife, mas também aos vereadores, é de coração também”. A Vila do Sesi, segundo ela, não pode esperar pelas obras de infraestrutura que estão sendo esperadas através dos recursos do empréstimo concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Liana Cirne lembrou que outra área do Ibura também está comprometida, só que na parte alta. É o Jardim Monte Verde, onde se registrou o maior número de óbitos na tragédia das chuvas do ano passado. “Apesar disso, estou feliz porque o Jardim Monte Verde também será uma das áreas contempladas pelas obras de infraestrutura que serão realizadas pelos recursos do BID. Estou feliz que o Jardim Monte Verde seja uma prioridade”, comentou. Ela exibiu um vídeo no telão do plenário, mostrando uma barreira localizada na comunidade. É uma barreira muito íngreme e que oferece risco de desabamento. “Eu recebi esse vídeo no final de semana. Na verdade, recebi muito vídeos e chamadas por causa das últimas chuvas. As pessoas estão sem conseguir dormir”.

A vereadora fez um breve balanço de suas atividades. Ela disse que desde o ano passado vem acompanhando de perto a situação dos moradores dos bairros de Dois Unidos e Vasco da Gama, ambos na Zona Norte, assim como do Ibura, sobretudo do Jardim Monte Verde e do Ibura de Baixo, onde fica a Vila do Sesi. “Já realizei visitas aos locais, às vezes acompanhada do pessoal da Defesa Civil e da Emlurb. Também estive na UR-2 , UR-4, nas partes de cima e de baixo de Coqueiral. Em todos os lugares fizemos vídeos, fotos e requerimentos, registros relatórios. Fizemos duas audiências públicas e estivemos em reunião com a secretária da Infraestrutura, Marília Dantas; o presidente da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Luiz Henrique; e coronel Cássio Sinomar, da Defesa Civil.


Em 03.07.2023.