Marco Aurélio Filho sugere melhorias nos festejos juninos do Recife
De acordo com o vereador, um relatório do ciclo junino será elaborado com dez sugestões. “Fiz as anotações nas andanças pelos arraiais. O bom é que nós temos um prefeito que nos escuta e secretários que também nos escutam. Pretendemos fazer essa interlocução para que os festejos dos próximos anos possam avançar e a festa se consolidar. No futuro, os festejos não serão mais uma iniciativa de uma gestão, mas sim de uma política de governo”, observou Marco Aurélio Filho, que preside, na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Grandes Eventos Municipais como o Carnaval e o São João.
Nessa condição, Marco Aurélio Filho lembrou que o Arraial Novo da Rio Branco nasceu de uma sugestão feita através de seu mandato à frente da Comissão de Grandes Eventos. “Desde a época da covid-19 eu falava com Ana Paula Vilaça [chefe do gabinete do Recentro] sobre essa sugestão”. Segundo ele, neste primeiro ano, o evento já se consolidou na programação do São João da Cidade. “Esse evento superou as expectativas. Foi um grande sucesso. O Recife agora tem dois grandes locais de eventos no ciclo junino, ele e o Sítio Trindade”, afirmou.
Marco Aurélio Filho adiantou alguns pontos que vão constar do relatório do ciclo junino, que está elaborando. O primeiro é a ampliação da estrutura do pavilhão de apresentação das quadrilhas no Sitio Trindade, transformando-o numa espécie de arena. A segunda sugestão é a criação de um camarim da cultura junina, onde os brincantes poderão fazer a troca de roupa antes das apresentações. “Essas trocas estão sendo feitas na rua. O camarim será uma forma de valorizar o brincante”.
Outros pontos do relatório serão os seguintes: dotar o Recife Antigo de uma estrutura coberta para a realização da festa popular, “pois a estrutura de hoje já se tronou pequena”. Criar um espaço grande chamado Sala de Reboco, para apresentações específicas no Marco Zero, transformando o local “no principal palco da cultura popular”. Viabilizar recursos para que o aplicativo Conecta Recife faça a transmissão on line das apresentações das quadrilhas adultas e infantis.
O vereador vai propor ainda, no relatório, a utilização da captação de recursos semelhante à que é feita no Carnaval, “para fomentar e valorizar os fazedores de cultura o ciclo junino. Os quadrilheiros precisam de incentivo e de serem contratados”. Mais um ponto que constará do relatório é a criação da Lei da Subvenção do Ciclo Junino do Recife.
Diversos vereadora pediram aparte. O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou a Prefeitura do Recife pelos festejos e defendeu a construção do quadrilhódromo para apresentação dos grupos. Aline Mariano (PP) comentou que o sucesso dos festejos comprova que a festa pode se expandir para outras regiões da cidade. O vereador Chico Kiko (PP) afirmou que o prefeito João Campos “se preocupou em fazer um São João diferente”.
O vereador Eriberto Rafael (PP) elogiou a proposta de criação do camarim para os quadrilheiros. “É essencial para que se haja a troca de roupas. É extremamente importante. Precisamos dar maior visibilidade às nossas quadrilhas”. Eriberto Rafael também elogiou Marco Aurélio Filho, que em outro momento do discurso, abordou outro tema, fazendo críticas à Compesa.
A crítica de Marco Aurélio Filho à Compesa se referiu a um buraco na Avenida Recife, em Areias, Zona Sul, onde um carro caiu na manhã desta terça-feira. “O fato repercutiu nas redes sociais e na imprensa, com a população dizendo que a Prefeitura do Recife deixou aquele buraco. Na mesma hora, o prefeito João Campos mandou uma equipe técnica da CTTU e o local foi interditado. Mas, outra equipe técnica identificou que aquele problema não foi da Prefeitura do Recife, e sim por conta da Compesa”.
Marco Aurélio Filho afirmou que está se tornando difícil o relacionamento com a Compesa. “Muitas vezes a Prefeitura do Recife arruma a rua e vem a Compesa e desarruma. Hoje, o que aconteceu foi mais um descaso da Compesa com um cidadão. Causou muito transtorno e confusão”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 03.07.2023.