Marco Aurélio Filho repercute visita a restaurante popular e abrigo noturno da cidade

As visitas da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania ao restaurante popular Josué de Castro, e ao abrigo noturno Irmã Dulce dos Pobres, ambos localizados no Centro do Recife, foram repercutidas pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) durante a reunião plenária da Câmara dos Vereadores desta segunda-feira (3). Segundo ele, que é o presidente do colegiado, os equipamentos fazem parte da política de segurança alimentar e nutricional e da política de assistência social da cidade, que integram o programa Recife Acolhe. “Esses serviços são feitos com bastante maestria e tocados com recurso do município, o que é de muita alegria para todos nós, pois estamos vendo a política pública acontecer”, disse.

De acordo com o vereador Marco Aurélio Filho, as visitas foram realizadas na última sexta-feira (30), junto com os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB), que integram a Comissão. No entanto, o parlamentar explicou que as deliberações do colegiado serão feitas em encontro do grupo. “Enquanto vereador, quero dizer da minha alegria de ter visto as políticas públicas acontecendo e saindo do papel”, afirmou. 

O parlamentar detalhou ter acompanhado o funcionamento do restaurante popular Josué de Castro no período noturno, que passou a oferecer o jantar às pessoas em situação de rua de forma contínua. “Fomos recebidos pela secretária Ana Rita Suassuna e a secretária-executiva Geruza Felizardo e vimos o quanto aqueles servidores estão comprometidos em oferecer refeições gratuitas à população que vive em vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Temos dois equipamentos deste nível no Recife com a capacidade de ofertar quase 2 mil refeições todos os dias, sendo 1.500 almoços e cerca de 300 [pratos de] jantar”, informou. 

Quanto à visita ao abrigo noturno Irmã Dulce dos Pobres, também realizada na sexta-feira,  Marco Aurélio Filho afirmou  ter ficado emocionado com o que presenciou. “Vimos uma política de assistência social dando certo. Diversos servidores empenhados e tratando com respeito e dignidade aquelas pessoas. Também vimos como funciona o trâmite da dormida, da acolhida, da entrega do kit de higiene bucal, do pijama, do banho. O que me chamou mais atenção foi a sensibilidade de procurar entender individualmente a situação daquelas pessoas e do quanto o trabalho da equipe tem feito para reinserir e reintegrá-los no mercado de trabalho”, exaltou. 

Além disso, o vereador evidenciou que “96% dos recursos utilizados no programa Recife Acolhe são do tesouro da cidade”, e que as ações são realizadas com “bastante maestria pelos nossos servidores”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 03.07.2023