Notícias

A vereadora Michele Collins (PP) discutiu e aprovou o requerimento de número 3044/2020, de sua autoria, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, Geraldo Julio, para determinar o serviço de requalificação de calçadas na Avenida Agamenon Magalhães, especialmente no trecho compreendido entre os hospitais da Restauração e Real Hospital Português. “Aquela é uma área hospitalar muito importante, onde milhares de pessoas transitam diariamente. Há vários hospitais naquela área e por isso, ela precisa da atenção do poder público”, alertou, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (6), de forma remota, por videoconferência.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) considerou como “insensibilidade do Governo Federal” o aumento na conta de energia elétrica em 4,88% para os consumidores residenciais e 5,93% para os de alta tensão. “Isso vai na contramão do que o prefeito Geraldo Julio fez ao sancionar a lei municipal de nº 18.736/2020, por meio de iniciativa de minha autoria, que dispõe sobre a suspensão de corte de água e de energia elétrica durante o período de 120 dias no Recife, devido a pandemia da covid-19 ”. O parlamentar abordou o assunto em reunião ordinária da Câmara do Recife realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (6).

O fechamento de duas estações de BRT da avenida Caxangá foi alvo de um pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PSB) nesta segunda-feira (6). De acordo com o parlamentar, que discursou durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, os equipamentos foram desativados no começo da pandemia de covid-19. Com a reabertura do comércio da capital, moradores da região que utilizam o BRT enfrentam dificuldades para se locomover.

Reivindicação antiga do vereador Benjamim da Saúde (PSB), a contratação de agentes de endemias concursados, foi atendida pela Prefeitura do Recife. O vereador disse durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (6) que, no último sábado, dos 53 profissionais homologados, 50 foram nomeados para assumir suas funções.

O vereador Fred Ferreira (PSC) lamentou que os quiosques que vendem lanches e água de coco, localizados no calçadão de Boa Viagem, estejam deteriorados, sem condições de funcionamento. “Por isso, eu peço que a Prefeitura do Recife tenha um olhar especial para com esses equipamentos na reabertura dos serviços oferecidos ao público após a pandemia da covid-19. Pelo menos 15 desses espaços estão quebrados, precisando de atenção”, disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (06), de forma remota, por videoconferência.

O uso de medicamentos na fase inicial do tratamento da covid-19 foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (6). Durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, a parlamentar criticou o que disse ser uma politização do tratamento da doença e fez um apelo para que a Prefeitura distribuísse, de forma gratuita, fármacos como a azitromicina e a ivermectina.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, promoveu mais uma reunião, por videoconferência, na manhã desta sexta-feira (03). O colegiado, presidido pelo vereador Eriberto Rafael (PP), analisou oito projetos de lei. Destes, cinco foram aprovados, dois rejeitados e um retirado de pauta. Também participaram do encontro Aimée Carvalho (PSB), Alcides Teixeira Neto (PSB) e Rinaldo Junior (PSB).

O requerimento de número 2792/2020, que dirige indicação à presidente da Emlurb para que se promova a retirada do busto do marechal Castelo Branco, localizado na Ponte Marechal Humberto Castelo Branco, no bairro da Caxangá, foi alvo de uma intensa discussão nesta terça-feira (30), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife. Na ocasião, o vereador André Régis (PSDB) se manifestou contra a remoção do monumento, solicitada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL).

Em reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (30), por meio de videoconferência, o vereador Fred Ferreira (PSC) teceu críticas ao Projeto de Lei do Executivo número 17/2020, que autoriza, em atendimento a lei complementar Federal nº 173, de 27 de maio de 2020, a suspensão dos pagamentos das contribuições previdenciárias patronais do município do Recife, de suas autarquias e fundações devidas ao fundo previdenciário – Reciprev, com vencimento entre 1º de março e 31 de dezembro de 2020. A medida foi aprovada pela Câmara e já sancionada pelo prefeito do Recife, trata-se da lei municipal número 18.728/2020.