A vereadora Aline Mariano realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 11, para discutir sobre a regulamentação do exercício da profissão de Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. Ela partiu do princípio de que a Política Nacional Sobre Drogas, em vigor desde 2005, propõe uma abordagem menos centrada na repressão e, do ponto de vista clínico, na abstenção do uso de drogas. O único profissional previsto no Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos para atuação na área é o Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, cujas bases curriculares da formação foram aprovadas em 2002, mesmo assim a profissão não está regulamentada pelo Ministério da Educação e o curso encontra-se fechado em todo o País.
Com temperatura média em torno de 30ºC o Recife é uma cidade tropical que precisa de árvores e sombra em suas ruas, onde grande parte da população se desloca a pé. Há dados garantindo que apesar de manter altas temperaturas, cerca de 5 mil árvores foram derrubadas, sem replantio, de 2013 para os dias atuais. Com o objetivo de debater a questão da arborização urbana, o vereador Jayme Asfora (PMDB) promoveu, nesta quinta-feira (7), audiência pública sobre o tema no plenarinho da Câmara Municipal. “A arborização da cidade é um fato de imensa importância para garantir uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos”, comentou.
O presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Obras, vereador Rodrigo Coutinho (SD), informou durante reunião do colegiado, 06, na sala das Comissões da Câmara de Recife, que vai convidar o presidente da URB, João Alberto, extensivo ao presidente do Instituto Pelópidas Silveira e o Secretário de Planejamento, para debater no seio da Comissão o destino do terreno do Aeroclube. O debate sobre a área vem se intensificando em torno de que será construído ali um habitacional, parque ou projeto misto que contemple os dois equipamentos. Caso o convite seja aceito, a reunião deverá se dar na segunda-feira, 11.
Na tarde desta quarta-feira (06), durante reunião plenária, a vereadora Natália de Menudo (PSB) repercutiu a inauguração da Rua José Moreira Reis, no bairro da Mustardinha, que recebeu calçamento e passou por obras de drenagem. “A entrega do logradouro, que agora conta com toda estrutura urbana necessária, é resultado de uma solicitação realizada por meio de uma emenda do ex-vereador Menudo”.
Durante a reunião plenária desta quarta-feira (6), a Câmara do Recife debateu e aprovou o requerimento nº 10.942/2017, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL). O texto, que solicita à Prefeitura a redução da velocidade máxima do trânsito de 60 km/h para 50 km/h na cidade, foi discutido pelo seu autor na tribuna da Casa. O parlamentar lançou mão de dados e de exemplos de cidades que adotaram a redução para defender o pedido. No Recife, segundo ele, houve 1.771 acidentes com vítimas em 2016.
Ao comentar a pesquisa mundial do Ipsos Mori, que analisou 37 países, incluindo o Brasil, em uma pesquisa denominada Perils of Perception 2015 - perigos da percepção em tradução livre -, o vereador André Régis (PSDB), cujo mandato tem como foco principal a melhoria da educação, lamentou a queda de posição do país no ranking. Ele disse que passamos a ocupar a terceira posição de países mais ignorantes do mundo, entre os pesquisados. “Esta pesquisa verifica o grau de percepção das pessoas em relação à sua própria realidade. Ocupar esta posição é muito ruim, pois significa que não percebemos o que acontece em nossa volta”.
“Hoje é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Em 25 de novembro teve início os 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, sendo um dia importante dessa caminhada, porque é referente a nós homens. Porém, não é uma luta nossa. Não somos nós os protagonistas”, relatou o vereador Ivan Moraes (Psol), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (06).
A importância da manutenção dos fiscais de ônibus nos terminais do Recife como forma de combate ao desemprego. Foi esse o tema do discurso realizado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira (6), durante a reunião plenária da Câmara do Recife.
Mais de 60% dos trabalhos de revisão da Lei Orgânica do Recife já foram realizados pelos vereadores que compõem a comissão especial que está empenhada em atualizar e modernizar a legislação que é considerada a Constituição municipal. Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 6, a de número 18 desde que o colegiado foi formado, os debates se concentraram em torno de temas como a política de habitação social, regularização fundiária, enfrentamento do déficit habitacional, legalização de projetos arquitetônicos e normas para uso do solo.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), ocupou a tribuna do plenário da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (5) para elogiar o serviço realizado no Campo do Arroz, localizado no bairro de Jardim São Paulo. “Quem vive em comunidades sabe da importância de um campo de futebol. Tudo em Jardim São Paulo gira em torno deste campo. Agora, ele está iluminado, proporcionando lazer à população”.