Notícias

O vereador André Régis (PSDB) informou que vem realizando caminhadas pelas ruas do Recife com o intuito de produzir um estudo que revele quais são as áreas mais sujas da cidade, dentro do chamado circuito turístico. “A mais recente caminhada foi realizada por mim e minha equipe na sexta-feira da semana passada. Saímos da Câmara Municipal do Recife com destino ao Mercado de São José”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (16). “Estamos fazendo um monitoramento”, explicou.

Um grande sucesso. Foi assim que o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) definiu a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, realizada no Recife no último domingo (15). O parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira (16) para repercutir o evento. “Aproveito para parabenizar os amigos Thiago, Choppely e Rivania, que são membros do Fórum LGBT de Pernambuco e organizaram a Parada.”

Tomando por base o projeto de lei 158/19, de sua autoria, o vereador Samuel Salazar (Sem Partido) está convidando a sociedade civil, entidades ligadas ao meio ambiente e ONGs para participarem de uma audiência pública para debater sobre o uso abusivo de sacolas plásticas. Ele disse na tarde desta segunda-feira (16), na Câmara do Recife, que o PLO 158 não quer proibir o uso de sacolas de plástico, mas reduzir a quantidade conscientizando as pessoas. A audiência será realizada amanhã (17), às 9 horas da manhã, no Plenarinho da Câmara.

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu o recurso contra a decisão judicial de impedir prática religiosa no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, onde o diretor liberava o espaço da biblioteca nos horários de almoço para a leitura do Evangelho. O Ministério Público do Rio denunciou as reuniões, dizendo que a estrutura governamental não poderia ser usada para esse fim, a Justiça acolheu, mas um recurso foi interposto à decisão. “Se a justiça mantiver a decisão, criará uma jurisprudência e vai impedir a demonstração de fé nos prédios públicos, em todo o Brasil”, informou, na reunião ordinária desta segunda-feira (16).

Dar a crianças e adolescentes afastadas de sua família uma opção de acolhimento mais próxima ao cuidado de um lar. É esse o objetivo do programa Família Acolhedora, cuja regulamentação consta no projeto de lei de autoria do Poder Executivo nº 19/2019. A proposta, que tramita na Câmara do Recife, recebeu a aprovação da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania nesta segunda-feira (16).

Mais de 11,5 milhões de brasileiros sofrem de depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado o ‘mal do século’ pela instituição, o transtorno tem sido alvo de debates na Câmara do Recife. Nesta quinta-feira (12), por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (sem partido), a Casa de José Mariano promoveu uma audiência pública sobre o tema ‘Depressão, é preciso prevenir.’

O diretor-presidente do grupo Ser Educacional, Jânyo Diniz, é o mais novo cidadão recifense. Nascido no distrito de Santana dos Garrotes, interior da Paraíba, tem formação em Engenharia Mecânica (1991) e possui pós-graduações em Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, todas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa de conceder o Título de Cidadão a Jânyo Diniz partiu do vereador Felipe Francismar (PSB), numa solenidade bastante prestigiada na noite desta quarta-feira (11). “Jânyo Diniz é um verdadeiro exemplo do poder transformador da educação”, destacou o parlamentar. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.

Para fiscalizar e visitar equipamentos e entidades que atendem mulheres, em situação ou não de risco, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Aline Mariano (PP), está elaborando uma agenda de visitas. A ideia, segundo a presidente, é convidar membros da Comissão e outras entidades para juntas realizarem visitações. Ela disse na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, durante reunião do grupo que a agenda deverá estar concluída em outubro. Estavam presentes as vereadoras Aimeé Carvalho (PSB), vice-presidente do colegiado; além das suplentes Goretti Queiroz (PSC) e Ana Lúcia (Republicanos).

A vereadora Michele Collins (PP) comemorou a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que julgou favorável por unanimidade a aplicação da resolução do Conselho Nacional de Política sobre Drogas - Conad nº 1, de 2015, regulamentando as Comunidades terapêuticas. Segundo ela informou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, a decisão foi publicada hoje no Diário Oficial eletrônico do TRF. “A publicação representa uma vitória dos que militam na área de drogas. Agora podemos afirmar que contamos com respaldo da lei, do governo e da Justiça”.

O Movimento Avança Recife (MAR), criado em 2013 pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido), comemorou mais um ano de vida, com uma festa na Casa Rosada. Ele disse que não sabia nadar, mas não morreu afogado. Nesse movimento conseguiu juntar mais de cem pessoas interessadas em fazer parte do MAR. Aproveitou para convidar a quem quiser se juntar ao grupo e conhecer melhor o movimento.