Notícias

Para fiscalizar e visitar equipamentos e entidades que atendem mulheres, em situação ou não de risco, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Aline Mariano (PP), está elaborando uma agenda de visitas. A ideia, segundo a presidente, é convidar membros da Comissão e outras entidades para juntas realizarem visitações. Ela disse na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, durante reunião do grupo que a agenda deverá estar concluída em outubro. Estavam presentes as vereadoras Aimeé Carvalho (PSB), vice-presidente do colegiado; além das suplentes Goretti Queiroz (PSC) e Ana Lúcia (Republicanos).

A vereadora Michele Collins (PP) comemorou a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que julgou favorável por unanimidade a aplicação da resolução do Conselho Nacional de Política sobre Drogas - Conad nº 1, de 2015, regulamentando as Comunidades terapêuticas. Segundo ela informou na tarde desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife, a decisão foi publicada hoje no Diário Oficial eletrônico do TRF. “A publicação representa uma vitória dos que militam na área de drogas. Agora podemos afirmar que contamos com respaldo da lei, do governo e da Justiça”.

O Movimento Avança Recife (MAR), criado em 2013 pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido), comemorou mais um ano de vida, com uma festa na Casa Rosada. Ele disse que não sabia nadar, mas não morreu afogado. Nesse movimento conseguiu juntar mais de cem pessoas interessadas em fazer parte do MAR. Aproveitou para convidar a quem quiser se juntar ao grupo e conhecer melhor o movimento.

A poda de árvores é um serviço importante nos centros urbanos, porque evita possíveis acidentes, como a queda de galhos, por exemplo. Por isso, o vereador Chico Kiko (PP), na tarde desta quarta-feira(11), ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para destacar que acompanhou, nesta manhã, a poda de árvores na Rua Professor Caldas Filho, na Estância, realizada pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O processo eleitoral interno do Partido dos Trabalhadores foi tema de um discurso do vereador João da Costa (PT) na tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (11). O parlamentar afirmou que o resultado do processo, encerrado na terça-feira (10), facilita a consolidação das alianças que se formam contra o Governo Federal.

Com a proposta de promover uma investigação propositiva sobre os problemas e soluções do sistema de saneamento, drenagem e falta de pavimentação nas ruas da Vila Imbiribeira, localizada no bairro da Imbiribeira, o vereador Aerto Luna (PSB) realizou uma audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira (11). “Há muito tempo essa comunidade não recebe investimentos públicos e a população vem enfrentando sérios problemas. Essa é a oportunidade de levantarmos um debate que possa trazer esclarecimento sobre obras paradas, sabermos o que está acontecendo e quais os projetos a curto, médio e longo prazos que possam beneficiar os moradores”, disse o parlamentar.

Na audiência pública sobre o habitacional Encanta Moça realizada pela vereadora Aline Mariano (PP), na manhã desta terça-feira (10), foram feitos diversos esclarecimentos sobre a obra e muitos questionamentos, esclarecidos. Dado a importância do assunto, resolveu repercutir o evento à tarde, no plenário da Câmara Municipal. “São poucos os espaços no Recife para se construir habitacionais e por isso precisam ser bem aproveitados para priorizar habitação para quem de fato precisa. Pedi para que seja avaliada a possibilidade de se ampliar a área construída naquele local. Se não houver impedimentos ambientais pode ser uma boa solução”.

A vereadora Goretti Queiroz (PSC) denunciou o roubo de 19 cavalos do Centro de Vigilância Ambiental da Prefeitura do Recife . Ela disse na tarde desta terça-feira (10), na Câmara Municipal, que homens armados levaram os animais, durante uma madrugada do mês de agosto e "ninguém sabe onde estes animais estão". A vereadora ressaltou também que é preciso fazer cumprir a lei de Tração Animal, que proíbe a circulação de veículos de tração animal na cidade. Lembrou que esta lei, de número 17.918/13, foi regulamentada pelo decreto do Executivo 32.121/19. Pediu, então, que seja de fato implantada e cumprida.

O vereador André Régis (PSDB) destacou a Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU, que entrou em vigor em 2 de setembro de 1990, sendo ratificada pelo Brasil em 24 de setembro do mesmo ano. Por isso, nesta terça-feira (10), na Câmara Municipal, ele destacou a atuação de seu mandato na fiscalização das escolas, falou da importância da primeira infância e a necessidade de atenção do município com esta fase da vida.