Notícias

A conscientização e a fiscalização do cumprimento de normas de distanciamento social durante o período de combate à covid-19 foram temas de um discurso proferido pelo vereador Jayme Asfora (Cidadania) nesta terça-feira (14). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar afirmou que a Prefeitura precisa reforçar suas ações preventivas nas áreas periféricas da capital.

A discussão nacional em torno do possível adiamento do processo eleitoral de 2020, para os cargos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, chegou à Câmara Municipal do Recife. Nesta terça-feira (14), durante reunião plenária realizada por meio de videoconferência, o vereador André Régis (PSDB) tomou a palavra para provocar o debate, que leva em consideração o isolamento social decorrente da pandemia de covid-19. De acordo com ele, o país precisa definir a questão o quanto antes.

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada por meio de videoconferência, na manhã desta terça-feira (14), o vereador Rodrigo Coutinho (SD) fez a defesa e conseguiu a aprovação do requerimento número 975/2020, de sua autoria, através do qual concede voto de aplauso ao secretário-geral da Mesa do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello. O homenageado é recifense e, segundo o parlamentar, deu fundamental contribuição “no desenvolvimento e implementação do sistema de votação remota do Senado Federal de forma pioneira em todo o mundo”.

As ações da Prefeitura para garantir condições de sobrevivência a refugiados e pessoas em situação de rua durante a pandemia de covid-19 foram tema de um debate durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14). O problema foi levantado pela vereadora Michele Collins (PP), que discutiu requerimentos de sua autoria e defendeu a criação de abrigos para essas populações. A reunião plenária foi realizada remotamente, por meio de videoconferência.

A necessidade de reforçar medidas de assistência social durante a crise provocada pela pandemia de covid-19 no Recife foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (14). Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, que foi realizada por meio de videoconferência, o parlamentar alertou que há risco social envolvendo grupos ainda não alcançados pelas atuais ações governamentais.

Prestar reconhecimento às ações da Prefeitura do Recife e do Governo de Pernambuco no enfrentamento ao coronavírus responsável pela doença covid-19. Foi com esse objetivo que o vereador Chico Kiko (PP) proferiu um discurso durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (14), realizada por meio de videoconferência.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) afirmou, durante reunião ordinária por meio de discurso realizado por videoconferência, na tarde desta terça-feira (14), da necessidade em analisar as condições de trabalho dos profissionais de saúde. O parlamentar lamentou o número de infecções desse segmento durante a pandemia do novo coronavírus. “Em Pernambuco, a cada três infectados, um é profissional de saúde. É preciso verificar o que está sendo feito e como podemos proteger esse profissional”.

Ao apresentar requerimentos com solicitações de obras públicas para diversas comunidades da periferia do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSol) disse que as suas propostas são, todas, de serviços essenciais uma vez que se aproxima o período chuvoso no Recife. “Essas obras são tão importantes quanto aquelas que estão sendo adotadas pelos órgãos públicos para conter o avanço da pandemia no Recife. Estou pedindo obras de prevenção, que têm o objetivo de evitar perdas humanas e materiais durante os meses de chuva. Sabemos que é comum ocorrerem tragédias nesse período e essas medidas são fundamentais”, afirmou, durante a reunião ordinária realizada por meio de videoconferência na manhã desta terça-feira (14).

O reforço nas ações de fiscalização da Guarda Municipal do Recife e da Polícia Militar de Pernambuco nos bairros da Torre e da Madalena, para fazer cumprir o isolamento social, foi solicitado pelo vereador Aderaldo Pinto (PSB) na reunião ordinária realizada, em forma de videoconferência, na manhã desta terça-feira (14). “Esses bairros já registram, cada um, 30 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Dessa forma, eles ocupam hoje o segundo lugar, entre as comunidades do Recife, considerando os números dessa pandemia”, disse.

Na manhã desta terça-feira (14), durante reunião ordinária por meio de videoconferência, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu o requerimento 1.087/2020, de sua autoria, solicitando que os profissionais de saúde, incluindo os agentes comunitários de saúde e endemias, recebam um pagamento adicional de insalubridade no percentual de 40%, enquanto perdurar a pandemia da covid-19.