Jayme Asfora quer mais prevenção à covid-19 nas periferias

A conscientização e a fiscalização do cumprimento de normas de distanciamento social durante o período de combate à covid-19 foram temas de um discurso proferido pelo vereador Jayme Asfora (Cidadania) nesta terça-feira (14). Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, realizada por meio de videoconferência, o parlamentar afirmou que a Prefeitura precisa reforçar suas ações preventivas nas áreas periféricas da capital.

Em sua intervenção, Jayme Asfora leu uma nota pública da Central Única das Favelas (CUFA) com propostas de medidas para reduzir os impactos da pandemia nesses territórios. Dentre as sugestões, estavam a distribuição de água, sabão e álcool em gel, o aluguel de hotéis e pousadas para o isolamento de pessoas dos grupos vulneráveis à doença, e a parceria com empresas transporte e de locação de veículos para a locomoção de pessoas infectadas.

“Recife é uma das piores capitais do Brasil em relação ao coronavírus. Está no grupo vermelho no Ministério da Saúde. A Prefeitura tem feito muita coisa, mas é preciso pensar no isolamento social das comunidades periféricas”, disse o vereador. “Temos visto a Prefeitura muito preocupada com o isolamento na avenida Boa Viagem, onde moram as pessoas mais ricas, mas temos visto aglomerações em outros bairros. Na avenida Boa Viagem há cinco viaturas em todos os turnos. Mas, no Centro, houve arrastões contidos por seguranças particulares que os lojistas contrataram.”

Em um aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) também pediu uma maior atenção do poder público à conscientização nas comunidades. “Começou bem, mas agora parece que a situação está normal. E com mais pessoas nas ruas, já que muitos não estão indo trabalhar. É importante que a gente possa ter uma atuação mais próxima, levando conscientização. O isolamento está sendo pedido, mas não está sendo cumprido.”

Em 14.04.2020, às 16h38