Notícias

O vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que está preocupado com os efeitos da crise provocada pelo novo coronavírus que, em seu entendimento, pode levar à demissão de milhares de pessoas que estão trabalhando em obras públicas no estado de Pernambuco, sobretudo no Recife. “Sei que, no caso do Recife, o prefeito Geraldo Julio tem sensibilidade em relação a esse problema porque diz com frequência que prefere investir em obras que usem menos máquina e mais gente. Confiando nisso, sei que ele fará esforço para manter os postos de serviço ”, disse, na reunião ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência, nesta terça-feira (14).

O vereador Aerto Luna (PSB) destacou, por meio de videoconferência realizada nesta terça-feira (14), o requerimento de sua autoria, de número 956/2020, no qual faz um apelo ao governo de Pernambuco solicitando isenção do ICMS sobre os combustíveis utilizados pelo sistema de transporte público de passageiros, na modalidade táxi. O parlamentar argumenta que a classe vem sofrendo prejuízo.

Durante reunião transmitida por videoconferência, o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou, nesta terça-feira (14), a contratação de uma empresa para realizar o ensino à distância que seria utilizado pela rede pública de ensino. “Existe uma denúncia de professores da rede, e que o assunto foi debatido no Conselho de Educação, sobre a contratação de uma empresa para realizar essa plataforma. Acredito que não temos urgência dessa contratação”.

Na manhã desta terça-feira (14), a vereadora Aline Mariano (PP) realizou pronunciamento, por meio de reunião transmitida em videoconferência, sugerindo que a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise ao novo coronavírus elaborasse um relatório concentrando todos os requerimentos e proposições relacionados ao assunto. Segundo a parlamentar, o documento traria uma maior agilidade de respostas à sociedade.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), realizada por meio de videoconferência, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez uso da palavra para repercutir iniciativas realizadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) para o combate à pandemia de covid-19. A parlamentar integra o Conselho como representante do Poder Legislativo municipal. “O COMDIR não tem medido esforços para colaborar com o poder público no enfrentamento a essa triste epidemia que já fez mais de cem mortes no nosso Estado.”

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) revelou que se sente gratificada por fazer parte da Câmara Municipal do Recife num momento que ela considerou “histórico”. Pela primeira vez, a Casa de José Mariano realizou a reunião ordinária por videoconferência, na manhã desta terça-feira (7), como medida para evitar a propagação do novo coronavírus, uma vez que está com as reuniões presenciais suspensas e a sede do Legislativo fechada para o acesso ao público. “Neste triste momento, esta Casa se organizou para continuar o trabalho parlamentar, honrando a confiança que todos os recifenses depositaram em nós”, disse a vereadora, que foi a segunda oradora do dia.

O presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Luiz Eustáquio (PSB), elogiou as ações e iniciativas da Prefeitura do Recife no enfrentamento à pandemia, mas disse que o Poder Executivo precisa melhorar o canal de comunicação com o Legislativo para permitir mais participação dos parlamentares. “Sabemos que as ações para combate ao vírus têm sido muito competentes não só no Recife, mas como em todo o Estado, por parte do governador Paulo Câmara. No que diz respeito ao Recife, porém, temos muito a contribuir. E para contribuir, precisamos estar bem informados sobre as ações que estão sendo realizadas assim como estão sendo utilizados os recursos públicos disponíveis”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (7), realizada por videoconferência.

Por meio de reunião transmitida em videoconferência na manhã desta terça-feira (7), o vereador Eriberto Rafael (PP) fez um apelo direcionado aos parlamentares no sentido de levar à população a importância de ficar em casa, devido ao coronavírus. “Estamos vendo muita gente nas comunidades, caminhando de maneira livre e não entendendo que ficar em casa é a solução. Infelizmente, a população não tem compreendido. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, preconiza a importância das lideranças políticas no que se refere ao cumprimento dos planos de contingência”.

As ações implementadas pela Prefeitura do Recife e Governo do Estado de Pernambuco no combate ao coronavírus foram enaltecidas pelo vereador Antonio Luiz Neto (PSB), durante a reunião ordinária transmitida por videoconferência, na manhã desta terça-feira (7). “Quero enviar congratulações ao governador Paulo Câmara e ao prefeito Geraldo Julio pelos exemplares posicionamentos e trabalhos que vêm realizando ao longo dessas semanas em que o Recife e o país precisam tomar providências corretas para combater essa pandemia”.

Na primeira reunião plenária da Câmara do Recife realizada por videoconferência, nesta terça-feira (7), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez um discurso sobre a importância da manutenção dos trabalhos legislativos durante o período de enfrentamento à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que se alastrou pelo mundo. Em sua intervenção, o parlamentar pediu que a Prefeitura melhorasse seu canal de diálogo sobre as ações contra a pandemia com a Casa de José Mariano.