Ivan Moraes pede melhoria no diálogo entre poderes durante enfrentamento à covid-19

Na primeira reunião plenária da Câmara do Recife realizada por videoconferência, nesta terça-feira (7), o vereador Ivan Moraes (PSOL) fez um discurso sobre a importância da manutenção dos trabalhos legislativos durante o período de enfrentamento à covid-19, doença causada pelo novo coronavírus que se alastrou pelo mundo. Em sua intervenção, o parlamentar pediu que a Prefeitura melhorasse seu canal de diálogo sobre as ações contra a pandemia com a Casa de José Mariano.

“A democracia é um serviço essencial. A República não pode suspender suas atividades. É fundamental que a gente tenha conseguido dar continuidade, mesmo fechando o prédio [da sede do Poder Legislativo municipal]”, disse Ivan Moraes sobre o estabelecimento de reuniões plenárias por videoconferência. Anteriormente, após a adoção de restrições sociais como forma de combate à covid-19, a discussão remota de projetos ocorria por meio mensagens de e-mail.

O vereador salientou que o trabalho dos representantes do Recife não parou durante o período de isolamento. “Tenho certeza de que cada mandato que está aqui representado por um vereador ou vereadora trabalhou bastante. O nosso mandato se encontra ativo e tem se atribuído a missão de mandar ao Executivo diversas sugestões que têm chegado.”

Mesmo assim, relatou o vereador, o diálogo da Prefeitura com a Câmara do Recife poderia ser mais eficiente. “Melhorem a comunicação com esta Casa nestes tempos. Temos tido muita dificuldade de dialogar com integrantes do Poder Executivo, de receber informações sobre o que a Prefeitura anda fazendo e dar fé do que vem sendo executado. Queremos ser respeitados como um poder independente.”

Grande expediente – Durante o grande expediente, período da reunião plenária dedicado a comunicações de até 15 minutos, Ivan Moraes voltou a pedir uma estratégia de comunicação contínua entre os poderes. De acordo com ele, a forma mais adequada de fazer isso seria por meio da Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise, instalada especificamente para acompanhar as ações contra a covid-19.

“É importante que haja um canal de ida e de volta da Prefeitura enquanto instituição. Não nos interessa que um ou outro secretário consiga conversar com ou outro vereador. É importante que a comunicação seja sistematizada para que a Casa possa fazer o seu papel”, afirmou.

Em 07.04.2020, às 11h50