Notícias

O projeto de lei 100/19, de autoria de Ana Lúcia (Republicanos), aprovado em primeira votação na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, determina que sejam afixados cartazes nas escolas públicas e privadas dando publicidade aos endereços e telefones dos Conselhos Tutelares, de todas as regionais, RPAs. Ela disse que essa informação nem sempre está disponível para a comunidade escolar e muitas vezes os alunos e familiares necessitam ser encaminhados para esses órgãos.

Uma empresa pública que está na mira do pacote de desestatização do Governo Federal – a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) – vem recebendo o apoio de parlamentares da Câmara do Recife nas últimas reuniões plenárias. Desta vez, foi o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) quem subiu à tribuna para defender a entidade. Nesta segunda-feira (2), ele fez um convite para o ato dos funcionários da empresa marcado para acontecer na terça-feira (3), em Boa Viagem.

A empresa de transporte Caxangá, que opera linhas de transporte público coletivo na Zona Norte do Recife, foi alvo de críticas do vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta segunda-feira (2). Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar discursou contra a retirada de cobradores dos ônibus, prática que, segundo ele, tem sido realizada pela empresa.

Uma obra reivindicada por mais de 30 anos deverá ser entregue à comunidade da Estrada do Passarinho, amanhã às 19 horas pela Prefeitura do Recife. A informação foi dada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido), na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife. Ele relatou que os moradores pedem o asfaltamento do acesso há pelo menos três décadas. “As pessoas da comunidade eram obrigadas a andar na lama por falta de asfalto, agora isso vai acabar”.

Recentes acontecimentos em que servidores da Câmara do Recife foram barrados em escolas da rede pública municipal motivaram um discurso do vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (2), na Casa de José Mariano. Segundo o parlamentar, a questão indicaria que o Executivo não está disposto a mostrar as condições de acolhimento dos alunos no novo ano letivo.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) denunciou o impedimento de assessores do gabinete dela de entrarem em escolas da rede municipal para vistoriar as unidades. Ela se solidarizou, na tarde desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, com o colega André Régis (PSDB), que também teve membros da equipe dele impedidos de vistoriar escolas municipais. “Esse é um tratamento truculento e não é dessa forma que se fala de educação. A alegação foi a de que só seria possível com a presença do parlamentar e nem sempre é possível estar presente, pois a nossa agenda é muito cheia”.

O vereador Ivan Moraes ( PSOL) apresentou voto de aplauso a todos os profissionais que, em seu entendimento, contribuíram para a realização do carnaval do Recife. A homenagem não estava prevista na Ordem do Dia. “A festa recifense, assim como a de Olinda, é produzida artesanalmente pelas pessoas, pela população. Há um apoio reconhecido dos poderes públicos, mas o povo prescinde desse apoio para fazer da festa um grande sucesso. As pessoas que trabalham é que são responsáveis pela vinda de milhares de turistas a cada ano. Por isso, peço voto de aplauso para elas”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Com o objetivo de contribuir para a divulgação da Campanha Mundial do Março Amarelo, que trabalha a conscientização da endometriose, uma inflamação aguda no sistema reprodutor feminino, o vereador Samuel Salazar (MDB) disse que “mesmo não sendo protagonista da luta, é um parceiro do tema”. Na reunião ordinária desta segunda-feira, (2), da Câmara Municipal do Recife, ele convocou os colegas para o movimento chamado “Endomarcha Mundial da Endometriose”, que será realizada no dia 28 de março no Recife.

Ao elogiar o início de quatro cursos de qualificação profissional na comunidade do Alto José Bonifácio, na Zona Norte, o vereador Almir Fernando (PCdoB) disse que o Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, é muito importante para a população. “Vivemos numa situação difícil em que o desemprego atinge índices históricos na economia brasileira, com cerca de 12 milhões de desempregados. É muito importante essa ação da Prefeitura Municipal devido ao grande número de desempregados de nossa cidade”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (2).

Com uma menção ao desfile da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, que representou Jesus Cristo na Sapucaí como uma mulher negra, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para tratar de uma proposta de sua autoria que trata da ligação entre arte e religião. Em seu discurso, a parlamentar defendeu o projeto de lei nº 99/2019, que visa proibir, na capital pernambucana, a contratação pública de artistas “que incentivem a violência e o desrespeito às religiões e seus símbolos.”