Proposta prevê atendimento psicológico a familiares de deficientes

Por proposta de lei do vereador Felipe Francismar (PSB), o Poder Público deverá disponibilizar atendimento psicológico a familiares e atendentes pessoais de pessoas com deficiência. O PLO 108/19 está tramitando na Câmara do Recife e aguarda pareceres das comissões temáticas da Casa.

A sugestão do vereador leva em conta os inúmeros relatos, segundo ele, por familiares de pessoas com deficiência sobre a inexistência de apoio psicológico. Ele argumenta que a atenção e os cuidados exigidos para com elas podem alterar completamente a rotina dessas famílias.

Por isso, Felipe Francismar considera necessário que familiares, responsáveis e atendentes pessoais dessas pessoas tenham acesso ao atendimento psicológico da Rede Pública Municipal, para que possam cuidar e conviver com a pessoa com deficiência de forma mais saudável.

O parlamentar chama a atenção para o fato de que, segundo ele, são muitas as políticas voltadas às pessoas com deficiência, mesmo ainda tendo muito a fazer. “No entanto, as famílias dessas pessoas vivem uma rotina intensa e desgastante e para elas não existem políticas claras de amparo que possibilite o cuidado com suas próprias vidas e bem-estar”.

 

Em 22.01.2020 às 10h48.

registrado em: felipe francismar