André Régis diz que metrô do Recife está agonizando

O vereador André Régis (PSDB) acha que o metrô do Recife está em agonia e por muito pouco não houve vítimas fatais do acidente entre duas composições que se chocaram, resultando em 67 feridos, até o momento. Ele informou na tarde desta terça-feira (18), na Câmara do Recife, que quando o equipamento foi inaugurado era eficiente e limpo. “Na Década de 1980 o Metrorec era referência, embora tivesse uma malha pequena que não atendia, como não atende nos dias de hoje à população. Havia projetos de expansão para a Zona Norte, integrando toda a cidade, mas não aconteceu”.

André Régis disse que seria leviano afirmar que a culpa é do atual Governo Federal, uma vez que o descaso vem de muito tempo e que por isso preciso estudar o que vem acontecendo para apontar os responsáveis. “O acidente ocorrido na manhã desta terça-feira foi muito grave e poderia ter matado muita gente. Hoje poderíamos estar pedindo um minuto de silêncio para as vítimas”.

Rodrigo Coutinho (SD) acha importante discutir possibilidades como o metrô subterrâneo e que poderia ser feito não só pelo governo mas em conjunto com a iniciativa privada. “Venho estudando sistemas de outros países e é possível integrar esses modais melhorando a mobilidade das cidades”.

Já Eriberto Rafael (PTC) ressaltou que as reclamações são antigas e constantes na população, além do aumento de passagens para recompor perdas. Ele acha que é preciso buscar integração, mas o Governo Federal tem olhar pequeno para essas questões. Deu como exemplo a operação Inverno da Prefeitura do Recife que tem mais de R$ 30 milhões licitados com verbas federais que não chegam e segundo ele, as chuvas não esperam. “Da mesma forma tivemos verbas aprovadas para o metrô que nunca chegaram”.

Mas Michele Collins (PP) frisou que o povo merece respeito, principalmente o trabalhador. Para ela, o sistema vem sofrendo há bastante tempo, citando o metrô de São Paulo, muitas vezes melhor, embora não seja o ideal. “Fui no metrorec cobrar melhorias e qualificação, mas nunca tem recursos e por isso foi se deteriorando”.

João da Costa (PT) acha que o acidente chamou a atenção para os problemas, " acendeu uma luz vermelha no metrô", independente de se procurar responsáveis, ainda que devam ser apontados. Para ele, é preciso chamar os responsáveis, cobrar incentivos e ver qual o caminho a seguir e recuperar o equipamento. “Na gestão do PT foram comprados 16 novos comboios que estão parados e servindo para retirada de peças para os equipamentos que estão rodando. Quem governa hoje precisa apontar soluções, mas acho que a CBTU está na mira das privatizações do Governo Federal”.

 

 

Em 18.02.2020 às 17h45.

registrado em: andre regis