Rinaldo Junior comenta normativa da Secretaria de Educação

Uma instrução normativa da Secretaria Municipal de Educação foi alvo de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (28). O documento, de nº 02/2020, foi publicado no Diário Oficial no último sábado (25) e trata dos procedimentos para realização das atividades pedagógicas não presenciais na rede pública de ensino da capital no período da pandemia de covid-19. Durante a discussão, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de aprofundar o debate a respeito da normativa e sobre o retorno às aulas.

O parlamentar se pronunciou após um discurso do vereador Renato Antunes (PSC) – que criticou a Prefeitura pela demora em tomar a providência. Ao dar início ao seu discurso, Rinaldo Junior, que é vice-líder do Executivo municipal na Casa de José Mariano, respondeu com um comentário sobre o desempenho do Governo Federal e a recente aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) na Câmara dos Deputados. “Já se passaram quatro ministro da Educação e não se consegue ter um norte para a educação básica no país. O Governo Federal trabalhou muito para que o Fundeb não fosse renovado”.

Em relação ao contexto local, Rinaldo Junior disse que vai trabalhar para que o processo de retorno às atividades escolares seja mais participativo. “Essa é uma preocupação da Casa e o momento é de cuidar de nossas crianças. Quero me colocar à disposição da Comissão de Educação, que é muito bem presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Já me coloco à disposição, também, para entrar em contato com o secretário para que a gente possa discutir também essa instrução normativa aqui na Câmara do Recife”.

Ana Lúcia reforçou a necessidade de abrir a questão para o diálogo “A Casa recebeu um ofício do secretário de Educação. Não foi trabalhado no coletivo com todos ainda, mas fomos convidados a compor um grupo de trabalho. Vamos nos incluir nesse debate ainda mais. Não podemos fazer uma volta às aulas sem as garantias mínimas para as vidas que vão estar dentro das escolas”.

Em 28.07.2020, às 12h38