08

08
“Nesta Casa tem um mandato que engrandece todas as famílias”, diz Ivan Moraes

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discursou nesta segunda-feira (3), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife, para fazer um pronunciamento em defesa da diversidade. Pedindo respeito aos diferentes tipos de configuração familiar e de identidades sexuais, ele respondeu a declarações da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que havia feito uso da palavra no mesmo dia.

Romerinho Jatobá pede reabertura de espaços de eventos e de futebol soçaite

O vereador Romerinho Jatobá (PSB) fez um apelo, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (3), de forma remota, por videoconferência, para que o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio possam rever os protocolos de higiene para combate à covid-19, do Estado e do Município. “Apelo para a sensibilidade de ambos os gestores para permitir a reabertura de espaços públicos que estão prejudicados há cinco meses por causa do isolamento social. Falo dos campos de futebol soçaite e dos espaços que realizam eventos sociais pequenos”, disse.

Aimée Carvalho alerta para inversão de valores morais

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) alertou para os tempos que estamos vivendo, onde "a família tradicional e os valores cristãos, são afrontados". Segundo ela disse na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que pessoas e grupos insistem em desvalorizar, diminuir e agredir o conservadorismo, como se fosse crime. “Até parece que é pecado valorizar a família e os valores morais, insisto, fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, em um país majoritariamente cristão”.

Hélio Guabiraba defende aprovação de requerimentos

Dois requerimentos, de números 4013/2020 e 4019/2020, ambos solicitando a realização de serviços em comunidade da Zona Norte, mereceram destaque e pedido de aprovação do autor, vereador Hélio Guabiraba (PSB). Durante reunião ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (3), o parlamentar solicitou instalação de lombada e obra de contenção de encostas na comunidade do Brejo da Guabiraba.

Augusto Carreras elogia futura Academia Recife no Centro Social Urbano Bidu Krause

Por meio de videoconferência, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (3), o vereador Augusto Carreras (PSB) fez questão de parabenizar a Prefeitura do Recife pela futura implantação da Academia Recife, no Centro Social Urbano Bidu Krause, no bairro do Totó. “Gostaria de agradecer ao prefeito Geraldo Julio e à secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. Também não posso esquecer do trabalho da Emlurb neste processo da Academia Recife”.

Michele Collins enfatiza Semana Municipal do Aleitamento Materno do Recife

Numa iniciativa da vereadora Michele Collins (PP), do dia 1º ao próximo dia 7, o calendário oficial de eventos do Recife registra a Semana Municipal do Aleitamento Materno. A proposição, lei municipal 17.910/2013, é de autoria da parlamentar que destacou a importância do tema, na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião ordinária da Câmara do Recife, transmitida por videoconferência. “Ao criar esta Semana, pretende-se homenagear as mulheres recifenses, bem como incentivar a realização de campanhas, debates, cartazes educativos, entre outras atividades, que proporcionem proteção, apoio e incentivo a essa prática”.

Ana Lúcia faz apelo ao Grande Recife Consórcio

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez apelo veemente ao Grande Recife Consórcio de Transporte e ao Governo do Estado, no sentido de aumentarem a frota de ônibus em circulação. Ela disse na manhã desta segunda-feira (3), na reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que os trabalhadores estão se contaminando nos ônibus lotados.

Hélio Guabiraba quer solução para setor de eventos

Os efeitos da pandemia de covid-19 no setor de eventos da cidade do Recife preocupam o vereador Hélio Guabiraba (PSB). Nesta segunda-feira (3), o parlamentar fez um discurso pedindo que as autoridades busquem soluções para que o setor retorne às atividades. De acordo com ele, seu mandato vai agendar reuniões com secretários dos Poderes Executivos municipal e estadual para tratar do assunto.

André Régis pede retirada de pombos da avenida Boa Viagem

O controle da população de pombos do Recife foi tema de uma discussão realizada durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). O assunto foi levado à videoconferência pelo vereador André Régis (PSDB), que apresentou à Casa um requerimento, de nº 4064/2020, pedindo a retirada das aves da avenida Boa Viagem. Em foco, estavam as doenças que podem ser transmitidas para a população humana. Ao fim do debate, o texto foi aprovado pelos vereadores.

Fred Ferreira diz que Prefeitura omitiu informações sobre recursos federais

O vereador Fred Ferreira (PSC) afirmou que o prefeito Geraldo Julio inaugurou o Compaz Miguel Arraes, na Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife, no dia 26 de dezembro do ano passado, omitindo a informação de que a obra contou com recursos do Governo Federal. “Estou trazendo esse fato para esta tribuna virtual para mostrar que a Prefeitura do Recife omite esse tipo de informação por questões políticas. O prefeito quer ter o discurso de que o Governo Federal não ajuda a gestão municipal, sobretudo neste que é um ano eleitoral”, garantiu, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (3), de forma remota, por videoconferência.

Ana Lúcia ressalta resultados das ações da Prefeitura no combate ao novo coronavírus

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife realizada por meio de videoconferência, nesta segunda-feira (3), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) compartilhou números de pacientes atendidos pela gestão municipal no que se refere ao enfrentamento ao novo coronavírus. Ela também enalteceu a importância da implementação dos sete hospitais de campanha no Recife.

Luiz Eustáquio alerta para falta de uso de máscaras

Um alerta para as autoridades, seguido de um convite à Secretaria Municipal de Saúde para debater novas alternativas na prevenção da contaminação pelo coronavírus: ampliação da malha de ciclovias e ciclofaixas, controle do trânsito para maior segurança dos ciclistas e distribuição de máscaras nas comunidades, fizeram parte do apelo do presidente da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, vereador Luiz Eustáquio (PSB), na manhã desta segunda-feira (3), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.

Fred Ferreira volta a criticar caso dos respiradores

O vereador Fred Ferreira (PSC) quer continuar chamando de “respiradores de porcos” os equipamentos que seriam adquiridos pela Prefeitura do Recife para o uso por parte de pacientes graves que estão em tratamento com a covid-19. Por isso, ele disse, na reunião realizada na manhã desta segunda-feira (3), de forma remota, por videoconferência, que ficou indignado porque o prefeito Geraldo Julio ingressou com ação judicial para impedir que as pessoas continuem usando esse adjetivo nas redes sociais.

Rinaldo Junior apela por maqueiros do Otávio de Freitas

Um total de 41 maqueiros do hospital Otávio de Freitas, que estavam contratados para atuarem no combate ao coronavírus, durante a pandemia, tiveram seus contratos suspensos. O vereador Rinaldo Junior apelou por estes trabalhadores na manhã desta terça-feira (4), durante reunião ordinária, da Câmara do Recife, por videoconferência. “Peço ao governo do Estado que reconsidere o afastamento desses trabalhadores”.

Natália de Menudo elogia trabalho do secretário Jailson Correia

A vereadora Natália de Menudo (PSB) fez um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, no enfrentamento à pandemia de covid-19. “Trata-se de um profissional muito comprometido e dinâmico, que soube comandar um órgão público gigante num momento difícil. Através de um planejamento muito bem feito, a sua atuação foi fundamental para salvar vidas nesta cidade”, afirmou, na reunião ordinária da Câmara do Recife realizada na manhã desta terça-feira (4), de forma remota, por videoconferência.

Michele Collins comemora 14 anos da Lei Maria da Penha

Ao completar 14 anos de existência, a lei federal 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, recebeu manifestação de aplauso da vereadora Michele Collins (PP). Ela também é autora de duas leis no Recife de combate à violência contra a mulher: a lei 18.477/2018 criou a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio e a outra, a 18.241/2016 instituiu o Programa de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência. Ela disse na manhã desta terça-feira (4), na reunião ordinária da Câmara Municipal, por videoconferência, que conclamava a todos os parlamentares a se juntarem nesse combate, especialmente nesses dias de isolamento em virtude da pandemia.

Ana Lúcia aprova requerimento em homenagem à professora Mirtes

Através do requerimento de número 4350/2020, de sua autoria, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) concedeu voto de aplauso à professora pernambucana Mirtes Ramos dos Santos Melo, que foi uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10, uma das mais importantes premiações da educação básica brasileira. A educadora apresentou o projeto Aprendizagens das crianças: Maravilhamento e experiências, realizado na Creche Municipal João Eugênio, localizada na Iputinga, com alunos de 2 e 3 anos de idade. O requerimento foi aprovado.

João da Costa defende atividade consular no Recife

No intuito de fortalecer a atividade consular no Recife, pelo número expressivo de consulados que faz a capital ser a terceira cidade do país com mais atividades diplomáticas e por entender a importância econômica destas atividades, o vereador João da Costa (PT) propôs dois requerimentos durante a reunião ordinária da Câmara Municipal, via videoconferência, nesta terça-feira (4). O requerimento de nº 4518/2020, concedendo voto de aplauso ao cônsul da Eslovênia, e o de nº 4519/2020 concedendo voto de aplauso ao Manifesto pelo Fortalecimento Diplomático Consular no Estado. “Ressalto o trabalho de intercâmbio cultural e econômico dos consulados pelos serviços prestados ao Recife”.

João da Costa se posiciona contra retorno às aulas durante pandemia

O vereador João da Costa (PT) proferiu, nesta terça-feira (04), um discurso contrário ao retorno às aulas durante a pandemia de covid-19. Em seu pronunciamento, o parlamentar listou uma série de razões pelas quais considera perigosa uma possível retomada das atividades presenciais nas escolas. As instituições de ensino do Recife estão de portas fechadas desde o dia 18 de março.

Luiz Eustáquio celebra os 26 anos da Associação Oásis da Liberdade

A Associação Oásis da Liberdade (AOL) é uma Organização Não Governamental (ONG) e que completa, em 2020, 26 anos de existência. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez questão de recordar o aniversário da instituição, durante reunião ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, realizada nesta terça-feira (4). “É um momento de muita satisfação porque sabemos que todo esse tempo, nas ruas do Recife, estavam sendo atendidos meninos de rua. É um projeto que nos deixa muito felizes. São 26 anos de história”.