Aimée Carvalho sugere inserir Libras como disciplina obrigatória na rede municipal

Com os processos de inclusão e igualdade nas escolas, as salas de aula passaram também a ser inclusivas para as várias necessidades e deficiências físico-motoras e cognitivas. E o projeto de lei nº 167/2020, de autoria da vereadora Aimée Carvalho (PSB), pretende inserir a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina obrigatória na grade curricular da rede municipal do Recife. A matéria encontra-se em tramitação na Câmara do Recife.

De acordo com a proposição, as instituições de ensino integrantes do Sistema Municipal de Ensino do Recife devem garantir às pessoas surdas ou com deficiência auditiva acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação oferecidos na área de sua abrangência.

A vereadora Aimée Carvalho destaca alguns itens necessários para garantir o atendimento educacional especializado e o acesso. “É preciso promover cursos de formação de professores para o ensino e uso de Libras; a tradução e interpretação de Libras para a Língua Portuguesa e o ensino do Português como segunda língua para pessoas surdas”.

Garantir o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos surdos, desde a Educação Infantil, nas salas de aula e, também, em salas de recursos, em turno contrário ao da escolarização foram propostos pelo projeto de lei. Além disso, haverá o apoio na comunidade escolar, no uso e na difusão de Libras entre professores, alunos, funcionários, direção da escola e familiares, inclusive por meio da oferta de cursos. 

Aimée Carvalho ressalta que a inserção da Libras como disciplina obrigatória na grade curricular da rede municipal de ensino do Recife, tem como principal finalidade difundir a Língua. “Ou seja, democratizar o acesso do público beneficiado (pessoas com deficiência auditiva) ao processo de educação, bem como instituí-la como uma Língua presente na vida social, escolar, política e econômica, em prol da construção de uma sociedade inclusiva”.

Em 24.11.20 às 11h01.