Almir Fernando sugere medidas preventivas durante pandemia

A pandemia do novo coronavírus (covid-19) forçou o mundo inteiro a mudar de hábitos. Novas leis vêm sendo criadas para garantir a higiene e a proteção do cidadão em ambientes públicos, sejam abertos ou fechados. Na intenção de colaborar neste sentido, o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou o projeto de lei nº 103/2020 que obriga supermercados e farmácias do Recife a adotarem medidas preventivas enquanto durar a pandemia.

Entre as exigências previstas no texto estão a disponibilização de equipamentos de limpeza das mãos na entrada e saída do local; a afixação de cartazes com orientações sobre prevenção e controle da propagação da covid-19, evitar aglomerações, providenciando o distanciamento mínimo entre as pessoas; e desinfetar carrinhos e cestos utilizados pelos clientes.

“O distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, é uma das principais medidas a fim de reduzir a disseminação da covid-19. Mas farmácias e supermercados são serviços essenciais e, para funcionarem, é imprescindível que tomem algumas precauções, a fim de cuidar da saúde dos trabalhadores e dos próprios consumidores.”, explicou o autor da proposta. “Assim, é salutar que, nesse período, essas empresas adotem, entre outras, as medidas preconizadas neste projeto de lei em prol do bem-estar das pessoas”.

A matéria segue tramitando na Câmara e recebeu parecer de aprovação da Comissão de Saúde.

 

Em 24.11.2020