Eduardo Marques quer monumento a profissionais que combateram covid-19

Médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que foram para a linha de frente do combate à covid-19 podem ganhar um monumento no Recife. A homenagem, prevista no projeto de lei nº 21/2020, é uma proposta do presidente da Câmara Municipal, o vereador Eduardo Marques (PSB). Caso seja aprovado, o monumento – a ser erguido na rua da Aurora, em Santo Amaro – deverá conter os nomes dos profissionais que perderam suas vidas no enfrentamento ao coronavírus.

No texto de justificativa do projeto, Eduardo Marques diz que seu objetivo é “prestar justa homenagem àqueles profissionais que lutam noite e dia para que menos cidadãos sofram com as consequências da pandemia da covid-19, vírus letal que assola o planeta neste século”.

Além de médicos e enfermeiros, o presidente da Câmara também cita como exemplos de homenageados farmacêuticos, biomédicos, socorristas e profissionais de limpeza que atuaram nos hospitais. “São pais, mães, filhos e filhas que dedicaram-se à mais nobre atividade humana, qual seja, salvar vidas”.

O monumento, acrescenta Eduardo Marques, também visa prestigiar aqueles que dão continuidade ao combate ao coronavírus. “Não se sabe quando isso vai passar, mas assim que passar, esses profissionais, seus familiares e os familiares dos que tombaram na luta contra a covid-19 poderão contemplar um monumento em homenagem aos heróis do cotidiano, os profissionais da saúde”.

O projeto de lei nº 21/2020 está sob a análise das comissões temáticas da Casa de José Mariano. Duas delas, a Comissão de Saúde e a Comissão de Finanças e Orçamento, já emitiram pareceres pela aprovação da proposta.

 

Em 17.11.2020