Fred Ferreira pretende instituir a Semana Educacional no Trânsito para Proteção do Ciclista

Com a intenção de contribuir para a educação no trânsito e uma consequente redução do número de acidentes com ciclistas no Recife, o vereador Fred Ferreira (PSC) elaborou o projeto de lei nº 154/2020. A proposição institui a “Semana Educacional no Trânsito para Proteção do Ciclista” e está tramitando nas Comissões da Câmara Municipal.

De acordo com o projeto, as atividades relativas a data serão realizadas na semana do dia 22 de setembro de cada ano, quando é celebrado o “Dia Mundial sem Automóvel”. São sugeridas palestras, exibição de filmes e veiculação de publicidade educativa em ônibus, táxis, jornais, revistas, rádio e televisão. Ações que devem ser implementadas pelo Poder Público Municipal, com os órgãos da administração direta e indireta.

Vale dizer, ainda, que a medida destaca que os eventos deverão envolver alunos da rede pública de ensino, podendo também abranger escolas particulares e outros segmentos da população. Além disso, órgãos de classe, bem como sindicatos ligados a transportes e entidades ligadas ao Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) poderão participar, desde que convidados pela Poder Público.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Fred Ferreira afirma a importância da medida na realidade atual e para as futuras gerações. “O objetivo é contribuir para a educação de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, buscando reduzir o número de acidentes no trânsito, bem como conscientizar crianças e jovens, motoristas do “amanhã”, para que haja mais respeito, tolerância e sobretudo segurança no trânsito, em consideração a todos e notadamente aos que usam bicicleta”.

 

Em 17.11.20120