Recife terá Semana de Conscientização e Combate às Fake News

A partir do próximo ano, o Recife terá uma semana inteira dedicada à conscientização e ao combate à disseminação de notícias falsas, as conhecidas fake news. Trata-se da lei municipal nº 18.744/ 2020, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que teve a iniciativa de elaborar o projeto de lei, que foi aprovado e sancionado, para incluir o tema no calendário oficial de eventos municipais.

A “Semana Municipal de Conscientização e Combate à Disseminação de Notícias Falsas (Fake News)” será realizada anualmente na primeira semana de julho, com a distribuição de material informativo em escolas, vias públicas e outros espaços de grande circulação de pessoas, além da realização de palestras sobre as consequências das notícias falsas e o trabalho de conscientização feito por artistas de rua.

As notícias falsas são publicadas e viralizam nas redes sociais como se fossem notícias reais. Misturando informações falsas com outras verdadeiras, elas são criadas para defender um ideal ou reforçar um pensamento, com a intenção de criar boatos por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Todos podem ser vítimas, sejam pessoas comuns, celebridades, políticos ou empresas. A produção e o compartilhamento de notícias falsas e boatos é crime no Brasil, e a pena para quem replicar esse conteúdo de forma consciente pode chegar a oito anos de prisão.

“A lei que nós criamos tem como finalidade conscientizar a população dos males que a propagação de uma notícia não verídica pode trazer à sociedade e quais as consequências para quem cometer esse crime”, afirma o autor, que citou como exemplo o caso de Fabiane de Jesus, cuja foto circulou em redes sociais com a acusação de rapto de crianças para rituais de magia. Ao ser reconhecida na rua, Fabiane foi linchada. “Este foi apenas um entre os mais variados desastres que vêm acontecendo em razão da disseminação de notícias falsas. Suas consequências podem ser desastrosas e elas precisam acabar”, reforça Hélio Guabiraba.

 

Em 17.11.2020