Notícias

A Câmara Municipal do Recife divulgou edital de desfazimento de bens usados - a serem doados a entidades - para fins e uso de interesse social. Trata-se de um único lote, com 56 itens de mobília, a exemplo de birôs e armários de madeira, frigobar, dentre outros. Para participar, é necessário preencher o formulário de manifestação de interesse e fornecer a documentação necessária, até o próximo dia 5 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a “Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado” – Grau Grande Oficial, no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), na tarde desta quinta-feira (15). Trata-se da mais alta condecoração instituída pelo Judiciário pernambucano e foi entregue pelo presidente do órgão, desembargador Ricardo Paes Barreto, no gabinete da Presidência.

Ao longo de 2025, o bairro do Jordão esteve entre as principais preocupações do vereador Júnior Bocão (PSD). Ao todo, a localidade foi o foco de 172 dos 225 requerimentos protocolados no ano passado pelo parlamentar. Pavimentação, drenagem, serviços de saneamento e a implementação ou melhoria de equipamentos públicos foram algumas das reivindicações apresentadas por Júnior Bocão à Câmara Municipal do Recife.

A vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) protocolou, na Câmara Municipal do Recife, dois projetos de lei Ordinária (PLOs) que versam sobre o projeto "Cozinha Solidária", instituído pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em 2021, durante a pandemia da covid-19. O primeiro é o PLO de nº 181/2025, que institui o Dia Municipal das Cozinhas Solidárias, e o segundo é o PLO de nº 339/2025, que institui o Programa Cozinha Solidária no Município.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) apresentou uma série de requerimentos solicitando à Compesa e à Prefeitura do Recife, por meio da EMLURB, a realização de serviços em ruas do bairro do Ibura. As propostas foram aprovadas por unanimidade em plenário e os pedidos já foram encaminhados aos órgãos competentes.

Ampliar o acesso à informação, melhorar a experiência dos usuários e fortalecer a cidadania digital. Essas são algumas das justificativas do projeto de lei nº 331/2025, que obriga a disponibilização de Internet sem fio (Wi-Fi) gratuito em equipamentos públicos da Rede Municipal de Saúde, como policlínicas, maternidades, hospitais, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). A proposição, de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), já está em tramitação na Câmara do Recife.

A prevenção de casos de intoxicação por monóxido de carbono (CO) é o foco de um projeto de lei Ordinária (PLO), protocolado na Câmara Municipal do Recife. A proposta, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV), prevê a instituição de um programa municipal com medidas que vão desde campanhas educativas até a instalação de detectores do gás em imóveis residenciais e comerciais.

Instituir diretrizes para a criação da Política Municipal de Informação e Prevenção de Golpes Virtuais, Cibernéticos e Bancários contra Idosos na capital. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 459/2025, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal do Recife. De autoria do vereador Felipe Francismar (PSB), a matéria foi apresentada em novembro de 2025 e aguarda a apreciação das comissões temáticas da Casa.

Reconhecer a importância histórica e espiritual e estabelecer um marco fundamental de reflexão e mobilização social em favor da proteção de crianças e adolescentes na internet. Essas são as descrições do projeto de lei ordinária nº 379/2025, que institui o "Dia de São Carlo Acutis - Padroeiro da Internet e Anjo da Juventude" a ser celebrado no dia 12 de outubro. A matéria, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), tramita na Câmara Municipal do Recife.

Por meio do projeto de lei Ordinária (PLO) nº 439/2025, em tramitação na Câmara Municipal do Recife, o vereador Eduardo Moura (Novo) propõe a criação, pelo município, de um programa de certificação voltado ao Setor de alimentos e bebidas, além da instituição do selo “Consumo Seguro Recife”. O programa compreende um conjunto de procedimentos administrativos destinados à certificação voluntária de estabelecimentos que atendam aos requisitos de segurança no comércio de bebidas alcoólicas.