Notícias

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (9), o vereador Eduardo Moura (Novo) ocupou a tribuna e criticou a sinalização de trânsito da cidade. Na ocasião, ele reclamou que a capital pernambucana "tem o pior trânsito do Brasil" e afirmou que a situação se agrava pela sinalização difícil. "Mais do que engarrafamentos, estamos falando de mortes. Todos viram o que aconteceu há cerca de duas semanas, quando a moto em que estava um casal bateu em um caminhão, em um viaduto da cidade". Ele lamentou a morte do casal. "A moto estava em alta velocidade, isso não se discute, mas as obras do Recife são mal sinalizadas", disse.

O Programa Dinheiro Direto na Escola Recife, vinculado à Secretaria de Educação, foi aprovado em duas discussões na Câmara Municipal, através do projeto de lei do Executivo de nº 48/2025, durante reuniões Ordinária e Extraordinária desta terça-feira (9). O objetivo da proposta é prestar assistência financeira suplementar às escolas públicas da educação básica, fortalecer a participação da comunidade, autogestão escolar e promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ocupou a tribuna para destacar a importância do projeto e recebeu aparte do vereador Rinaldo Junior (PSB).

Filho de pernambucanos e natural de Campinas (SP), o senador e ex-vereador do Recife Humberto Costa (PT) será agraciado com o Título de Cidadão do Recife. A concessão da honraria foi aprovada nesta terça-feira (9) pela Câmara Municipal, com a votação do projeto de decreto legislativo nº 49/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT). A matéria foi alvo de debate na reunião plenária, tendo sido levada à tribuna pela vereadora autora e pelo vereador Gilson Machado Filho (PL).

Foi debatido e aprovado, em duas votações, no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9), o projeto de lei do Executivo nº 44/2025. A proposição autoriza o Poder Executivo a conceder isenção, remissão e anistia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Limpeza Pública (TLP) e da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) incidentes sobre imóveis edificados interditados administrativamente ou judicialmente por risco de desabamento e sobre imóveis que tenham sofrido restrição administrativa ou judicial que impeça o seu uso, em virtude de interdição em imóvel circunvizinho. Os vereadores Eduardo Moura (Novo), Carlos Muniz (PSB), Tadeu Calheiros (MDB) e Felipe Alecrim (Novo) discutiram a matéria.

Foi aprovado, em duas votações, na Câmara Municipal do Recife, durante reunião Ordinária e Extraordinária, nesta terça-feira (9), o projeto de lei nº 42/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município do Recife - Recife Regula. O primeiro a debater a matéria foi Thiago Medina (PL), seguido dos vereadores Gilson Machado Filho (PL), Rinaldo Junior (PSB), Eduardo Moura (Novo), Carlos Muniz (PSB) e Ana Lúcia (Republicanos). A proposição, de acordo com a Prefeitura, tem como objetivo principal instituir um órgão destinado à fiscalização, regulação e acompanhamento dos serviços públicos delegados. A finalidade, segundo a matéria, é assegurar qualidade, continuidade, equilíbrio econômico-financeiro e proteção dos usuários.

O Dia Municipal do Rei do Baião foi aprovado na Câmara do Recife, em duas votações, durante a reunião plenária realizada nesta terça-feira (9). A data será instituída no Calendário Oficial de Eventos da Cidade do Recife e será comemorada, anualmente, no dia 13 de dezembro, em alusão ao nascimento do compositor e cantor. O projeto de lei Ordinária nº 465/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), tem por objetivo homenagear a vida, a obra e o legado de Luiz Gonzaga, popularmente conhecido como o "Rei do Baião". A autora da proposição e os vereadores Eduardo Moura (Novo), Gilson Machado Filho (PL) e Luiz Eustáquio (PSB) debateram o projeto no plenário.

A criação de 300 cargos efetivos de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial – (AADEE), no âmbito da Rede Municipal de Ensino do Recife, foi autorizada pela Câmara Municipal, que aprovou o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 45/2025, nas reuniões Ordinária e Extraordinária, realizadas nesta terça-feira (9). Os AADEEs são profissionais que dão suporte a alunos com deficiência e necessidades educacionais específicas. A proposição foi debatida pelos vereadores Eduardo Moura (Novo), Gilson Machado Filho (PL) e Ana Lúcia (Republicanos).

O caso de Gerson de Melo Machado, morto por uma leoa ao entrar no recinto do animal em um parque de João Pessoa (PB), foi tema de um discurso proferido na Câmara do Recife pelo vereador Paulo Muniz (PL) nesta terça-feira (9), durante a reunião plenária. Na tribuna, o parlamentar frisou o histórico de transtornos mentais do rapaz, mais conhecido como ‘Vaqueirinho’, e criticou o que, em sua visão, seriam falhas da legislação de atenção psicossocial e da ação do poder público. “Que o legislador e o Executivo sejam mais responsáveis com o seu poder. Porque foi o Executivo, foi o legislador e foi o Estado que mataram Vaqueirinho. Não foi a leoa”.

Uma das modalidades esportivas que mais cresce no Brasil e também no Recife, a corrida de rua tem se consolidado como parte da identidade cultural e esportiva da capital pernambucana, que pode ganhar o título de “Cidade da Corrida”. Para tornar possível essa realidade, a Câmara Municipal aprovou em duas votações – uma Ordinária e outra Extraordinária -, nesta terça-feira (9), o projeto de Lei Ordinária (PLO) número 385/2025, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Além da autora, os vereadores Eduardo Moura (Novo), Samuel Salazar (MDB), Chico Kiko (PSB) e Rinaldo Junior (PSB) debateram o tema e agora a proposição seguirá para análise da Prefeitura.

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9), o vereador Osmar Ricardo (PT) ressaltou a construção de um memorial em homenagem ao ex-governador Miguel Arraes de Alencar, que será erguido na Rua Frei Cassimiro, no bairro de Santo Amaro, Centro, através do Gabinete de Inovação Urbana do Recife. "É uma justa homenagem ao governador que cuidou do povo, que foi exilado e, quando voltou, o seu primeiro discurso foi no bairro de Santo Amaro", disse. O parlamentar elogiou também a condução do trabalho baseado no diálogo. Segundo ele, o Gabinete realizou inicialmente uma escuta com os moradores da localidade.