Na manhã desta quinta-feira (13), o plenário da Câmara Municipal do Recife ficou repleto de crianças que apresentaram projetos e votaram as proposições. São alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I da Academia Cristã de Boa Viagem que participaram da nona edição do projeto “Vereador por um Dia”, promovida pelos vereadores Thiago Medina (PL) e Alef Collins (PP). A iniciativa simula a participação das atividades no Poder Legislativo, discute propostas para a cidade e tem como objetivo despertar desde cedo o interesse pela política.
Quando chegou a Olinda, em 1981, vinda de São José do Egito, terra da cantoria de viola, no Sertão do Pajeú, Maria Beatriz Marinho Patriota do Nascimento, conhecida como Bia Marinho, era ainda uma adolescente cheia de sonhos e planos em sua alma de artista. Apaixonou-se pelo Recife. Entre ela e a capital do Estado já se passaram 44 anos de um amor recíproco e de uma troca de experiências, saberes e oportunidades mútuas. No final da tarde e início da noite desta quarta-feira (12), a relação se consolidou com a entrega do Título de Cidadã do Recife, numa solenidade realizada na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), sob a presidência da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL).
Na manhã desta quarta-feira (12), três comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife - Finanças e Orçamento, Legislação e Justiça e Planejamento Urbano e Obra -, promoveram reuniões para deliberar sobre várias proposições em tramitação na Casa. Em comum os colegiados analisaram e aprovaram dois projetos de lei do Executivo: o de número 30/2025, que disciplina o instituto da Desapropriação por Hasta Pública (DHP) no âmbito do Recife e o de número 31/20025, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 18.869, de 09 de dezembro de 2021, que instituiu o Programa Recentro. Ambas matérias receberam emendas de diversos parlamentares.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (12), com a presença do vereador Luiz Eustáquio (PSB), presidente do colegiado, além de Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL) e Júnior de Cleto (PSB), para debater o desenvolvimento dos shoppings centers e a implantação de pontos de carregamento de veículos elétricos nos centros de compras e prédios residenciais. Ambos os temas contaram com as explanações do diretor-executivo da Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), Rodrigo Barros, e do advogado e ex-procurador do Recife, Cláudio Ferreira.
Especialista em implantodontia, o dentista Marcelo Venícius Pereira da Silva é o mais novo detentor da Medalha de Mérito José Mariano, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal do Recife. A cerimônia de entrega ocorreu na noite desta terça-feira (11), no plenário da Casa. Promovida por iniciativa do vereador Fred Ferreira (PL), a reunião solene foi conduzida pelo vereador Paulo Muniz (PL).
O vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, uma visita feita à China, em missão oficial, a convite do Partido Comunista Chinês. O parlamentar representou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o assunto foi tema de seu pronunciamento realizado nesta terça-feira (11), na reunião plenária. O vereador Júnior de Cleto (PSB) parabenizou Rinaldo Junior pela experiência internacional.
Num reconhecimento à relevância das corridas de rua como prática esportiva para a vida da população e para a projeção da cidade no cenário nacional e internacional, o Recife pode ganhar o título de Cidade da Corrida. O qualificativo está previsto no projeto de Lei Ordinária (PLO) número 385/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes. O colegiado se reuniu na tarde desta terça-feira (11), quando aprovou, no total, 13 projetos de Lei Ordinária (PLO) e mais três projetos de Decreto Legislativo (PDL). Outras 16 proposições foram distribuídas para emissão de pareceres.
A apresentação de uma peça no Teatro Luiz Mendonça nos dias 9 e 10 de outubro deste ano foi alvo de críticas do vereador Alef Collins (PP), que se pronunciou na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (11) para tratar do caso. O parlamentar demonstrou incômodo com a apresentação da obra ‘Esquenta’ por que, segundo ele, “as pessoas ficavam lá despidas e começavam a fazer danças como se estivessem ‘doidas’”. Ele também criticou a utilização de dinheiro público para a exibição da peça – que fez parte da programação do Festival de Teatro do Agreste (FETEAG), financiado por diversas empresas, órgãos públicos e entes federativos, como o Governo de Pernambuco. “Quando eu vi aqui: ‘incentivo do Governo Estadual’ eu não acreditei, eu fiquei perplexo”, disse.
Ações na área da educação e da assistência social. O vereador Júnior de Cleto (PSB) destacou trabalhos realizados pela Prefeitura do Recife, nestas duas áreas, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (11). Ele recebeu apartes dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Gilson Machado Filho (PL) que fizeram várias críticas à gestão municipal. Da mesma forma que o vereador Eduardo Moura (Novo) que também ocupou a tribuna da Casa.
Durante a reunião plenária desta terça-feira (11), o vereador Fred Ferreira (PL) ocupou a tribuna para repercutir um apelo das pessoas que transitam pela avenida Beberibe, no bairro do Fundão. Segundo o parlamentar, um trecho da via localizado após uma curva sofre com a ocorrência de acidentes de trânsito, como aconteceu na noite do último domingo (9). De acordo com ele, é preciso que o Poder Executivo tome providências para construir uma via elevada no local para a travessia segura de pedestres. “Naquela parte de Fundão existe já uma lombada eletrônica. Mas, mesmo com aquela lombada eletrônica, existem muitos acidentes logo em seguida da lombada, porque é uma curva. A gente já fez um pedido para que a Prefeitura do Recife efetuasse uma travessia elevada”.