Notícias

Já incorporado ao espetáculo natalino do centro da cidade, participando com milhares de pontos de luz na sua fachada, a Câmara Municipal do Recife, também se integrou ao circuito das atrações culturais que marcam essa época do ano. Uma emocionante apresentação musical - A Cantata de Natal da Câmara - foi realizada com a Orquestra Criança Cidadã, no início da noite desta terça-feira (16), no pátio da Casa de José Mariano, que fica na Rua Princesa Isabel, ao lado do Parque Treze de Maio. Aberta ao público, dezenas de pessoas acompanharam o evento que transmitiu o espírito de Natal com um misto de arte e celebração.

Dez pareceres concedidos a projetos de lei que tramitam na Câmara do Recife foram a votação em uma reunião promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania nesta terça-feira (16). Presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB), o grupo votou a favor de todas as matérias no encontro, que ocorreu na Sala das Comissões da Casa. Dentre as matérias, estava o projeto de lei nº 152/2025, da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que dispõe sobre o direito de acesso e permanência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acompanhadas de cão de apoio terapêutico em meios de transporte, repartições públicas e estabelecimentos privados de uso coletivo. Também participaram da reunião os vereadores Alef Collins (PP) e o vereador Fred Ferreira (PL).

Fazer agradecimentos após o ano legislativo de 2025, enaltecer o trabalho desempenhado pelas vereadoras mulheres e fazer uma análise sobre o cenário de violência contra a mulher no país. Foi com esse objetivo que a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) ocupou a tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária nesta terça-feira (16), em seu último discurso do ano. Em aparte, os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Natália de Menudo (PSB) também refletiram sobre as temáticas abordadas pela colega.

A Câmara do Recife discutiu e aprovou, em segunda e definitiva discussão, o projeto de lei nº 248/2025, que visa instituir o Dia Clóvis Moura no calendário oficial de eventos do município. A proposta, de autoria das vereadoras Jô Cavalcanti (PSOL) e Cida Pedrosa (PCdoB), homenageia o sociólogo Clóvis Moura, militante pioneiro do movimento negro brasileiro e do pensamento sobre a resistência negra no país. Na tribuna da Casa, Cida Pedrosa defendeu a matéria perante os colegas. “Não se pode pensar o Brasil e sua negritude sem pensar neste homem. Ele é o primeiro a escrever e [se] aprofundar, no Brasil, sobre as rebeliões nas senzalas, sobre o papel do negro na formação do Brasil”, disse. “Os pretos e pretas deste país se rebelaram para conseguir a liberdade. Essa liberdade não veio de Deus, nem veio do poder constituído: veio da luta organizativa dos negros do mundo inteiro”.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16), o vereador Davi Muniz (PSD) fez um balanço sobre as ações e obras realizadas pelo Governo do Estado neste ano de 2025. “O tempo é curto para falar da governadora”, comentou, depois de afirmar que está “feliz ao estar do lado da oposição [à Prefeitura do Recife]” e também de estar filiado “ao PSD, partido da governadora Raquel Lyra”. Os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Alcides Teixeira Neto (Avante) pediram apartes também para elogiar a atuação da governadora.

Os riscos da concessão parcial da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), como aumento de tarifas, foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Kari Santos (PT) nesta terça-feira (16). De acordo com a parlamentar, a Compesa foi sucateada para viabilizar a concessão, um processo que o mandato da vereadora procurou barrar na Justiça, sem sucesso. O leilão da fatia da empresa que cuida da distribuição de água e esgotamento sanitário está marcado para ocorrer nesta quinta-feira (18), em São Paulo (SP). “É isso que acontece com a [concessão para a] iniciativa privada: o preço aumenta, o serviço não melhora e quem paga a conta é o povo pobre, trabalhador, da periferia, que depende de água. A gente sabe que esse processo de sucateamento é proposital para poder entregar um patrimônio pernambucano para a iniciativa privada, que não vai resolver o problema, muito pelo contrário”.

Durante a reunião plenária desta terça-feira (16), o vereador Felipe Alecrim (Novo) criticou o volume de recursos que a Prefeitura do Recife investirá no Carnaval 2026. Na Câmara Municipal, o parlamentar ressaltou a coleta de informações feita pelo seu mandato no Diário Oficial do Município, que possibilitou um comparativo dos gastos com a festividade desde o ano de 2023. Em aparte, o vereador Eduardo Moura (Novo) reforçou as críticas sobre o assunto.

Na última reunião plenária deste ano, na Câmara Municipal do Recife, o vereador Hélio Guabiraba (PSB) desejou que 2026 seja de renovação e destacou o trabalho dos servidores. "Hoje é um dia muito especial porque é a última reunião desta Casa antes do recesso, e eu não poderia deixar de subir nesta tribuna e me dirigir a toda esta Casa. Quero começar pelos funcionários, agradecer o carinho e o respeito por todo o ano com todos os vereadores e vereadoras", disse destacando nomes de trabalhadores da Câmara. Ele também gradeceu ao seu gabinete. Em seguida, falou sobre desafios enfrentados e vencidos em 2025. "Eu tenho que agradecer a Deus por ter superado os meus problemas. Agradecer pela minha família que está sempre ao meu lado nos momentos bons e ruins. Também quero agradecer a cada vereador, vereadora e ao prefeito João Campos por tudo o que proporcionou ao povo do Recife durante este ano”.

No início da tarde desta terça-feira (16), durante a última reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife no ano de 2025, o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), fez um pronunciamento em que agradeceu o trabalho e a dedicação das vereadoras e vereadores da capital pernambucana. Ele salientou a importância do equilíbrio dos debates entre os campos do governo e de oposição e fez questão de elogiar o trabalho ativo do parlamento, da mesma forma que ressaltou o empenho das servidoras e servidores da Casa Legislativa.

A Casa de José Mariano encerrou o seu período legislativo neste 2025 com a criação de uma Procuradoria Especial da Criança e do Adolescente, no âmbito da Câmara Municipal do Recife. Ela foi aprovada na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (16). A procuradoria terá por finalidades, entre outras coisas, promover a proteção integral de crianças e adolescentes conforme preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente; fomentar ações de prevenção, enfrentamento e encaminhamento de casos de violência física, psicológica, sexual, negligência ou qualquer forma de violação de direitos; incentivar políticas públicas que assegurem o desenvolvimento saudável; a educação; a convivência familiar e comunitária; a saúde; o esporte; a cultura; e o lazer.