Notícias

Sob o comando do presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), foi realizada a reunião solene de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura (2025-2028), na manhã desta segunda-feira (2). Diante de um plenário e galerias lotados, o secretário de Planejamento e Gestão do Recife (Seplag), Jorge Vieira, fez a leitura da mensagem do Executivo Municipal expondo a situação do Município. Em seguida, discursaram o líder da oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo), e o líder do governo na Câmara, vereador Samuel Salazar (MDB).

Os trabalhos parlamentares na Câmara Municipal do Recife serão retomados nesta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, em uma reunião solene no plenário da Casa, às 10h. A cerimônia de instalação da 2ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura marca o início do segundo ano da atual Legislatura (2025-2028). A solenidade será transmitida ao vivo através do site (www.recife.pe.leg.br) e do canal do Youtube da instituição.

No final da manhã desta segunda-feira (26), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a visita do desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Erik de Sousa Dantas Simões. O magistrado entregou o convite para a solenidade de sua posse no cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que será no próximo dia 23 de fevereiro.

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu desembargadores eleitos como dirigentes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para o biênio 2026-2028. O objetivo da visita de cortesia foi a entrega do convite para a sessão solene de posse que será realizada no próximo dia 2 de fevereiro, ás 16h no Palácio da Justiça.

A Câmara Municipal do Recife divulgou edital de desfazimento de bens usados - a serem doados a entidades - para fins e uso de interesse social. Trata-se de um único lote, com 56 itens de mobília, a exemplo de birôs e armários de madeira, frigobar, dentre outros. Para participar, é necessário preencher o formulário de manifestação de interesse e fornecer a documentação necessária, até o próximo dia 5 de fevereiro.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), recebeu a “Medalha do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado” – Grau Grande Oficial, no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), na tarde desta quinta-feira (15). Trata-se da mais alta condecoração instituída pelo Judiciário pernambucano e foi entregue pelo presidente do órgão, desembargador Ricardo Paes Barreto, no gabinete da Presidência.

Está em tramitação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei Ordinária (PLO) nº 154/2025, que regulamenta no município a utilização do bracelete azul por pessoas com diabetes. A iniciativa, de autoria do vereador Wilton Brito (PSB), tem, entre os seus objetivos, melhorar o atendimento aos pacientes com a doença, especialmente aqueles com dificuldade de comunicação, em urgências e emergências.

Tramita, na Câmara Municipal do Recife, o projeto de lei Ordinária de nº 305/2025, de autoria do vereador Thiago Medina (PL), que considera Patrimônio Cultural Material do Recife a Primeira Igreja Presbiteriana do Recife. O templo é situado no bairro das Graças, Zona Norte, e foi fundado em 11 de agosto de 1878, sob a liderança do missionário John Rockwell Smith.

Coibir a prática de abordagem pessoal a transeuntes nas vias públicas com a finalidade de induzir, por meio de constrangimento, a compra de produtos ou a contratação de crédito e outros serviços. Esse é o objetivo de uma proposta que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A iniciativa é de autoria do vereador Tadeu Calheiros (MDB).

Perto de completar 86 anos de criação, uma das mais tradicionais e premiadas agremiações do carnaval da capital pernambucana, a Troça Carnavalesca Mista Batutas de Água Fria, recebeu mais um destaque: o reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A lei municipal número 19.381/2025, que concede tal deferência, é de autoria do vereador Samuel Salazar (MDB).