Uma pesquisa do Instituto Boa Vista (IBV) sobre o envelhecimento dos homens periféricos do Recife pautou um debate realizado pela Câmara Municipal na tarde desta quarta-feira (3). A reunião pública, promovida por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB), girou em torno do estudo “Velhices Masculinas na Periferia do Recife”, apresentado pelo sociólogo e coordenador do IBV Acioli Neto. O presidente da Comissão de Direito da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), José Maria Silva, também participou do evento.
O português diplomata de carreira, Francisco Carlos Duarte Azevedo, é o mais novo cidadão da capital pernambucana. Desde 2022, à frente do Vice-Consulado de Portugal no Recife, Francisco Azevedo assumiu a missão de aproximar ainda mais o seu país do nosso Estado e da nossa cidade. Na manhã desta quarta-feira (3), autoridades e amigos do diplomata puderam prestigiá-lo, na reunião solene para entrega do Título de Cidadão do Recife realizada no plenário da Casa, sob a iniciativa de Samuel Salazar (MDB). O vereador Zé Neto (PSB) presidiu a solenidade.
Criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos e de mais 300 cargos efetivos de Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial; instituição do Programa Dinheiro Direto na Escola Recife. Estes são alguns dos assuntos dos projetos de lei do Executivo (PLEs) analisados e aprovados em reuniões de comissões permanentes da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (3). Ao todo as comissões de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça se debruçaram sobre oito proposições encaminhadas à Casa pelo prefeito da cidade. Uma outra comissão permanente, a de Planejamento Urbano e Obras, analisou um dos PLEs – o que trata da isenção, remissão e anistia do IPTU e taxas incidentes sobre imóveis interditados.
Avançar na igualdade e na proteção às meninas adolescentes do Recife, destacando a necessidade de melhorias em eixos como saúde, educação, empregabilidade e segurança pública, além do combate à violência sexual, ao racismo e à violência policial. É isso que requer uma carta de reivindicação construída por meninas do projeto Meninas Cidadãs, que esteve no centro dos debates de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife por iniciativa da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL). O evento aconteceu no plenarinho da Casa de José Mariano na tarde desta terça-feira (2).
A Câmara do Recife rejeitou nesta terça-feira (2) o requerimento nº 12.795/2025, que solicitava a convocação da secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, para prestar informações sobre supostas irregularidades nas obras do Parque Governador Eduardo Campos. O pedido havia sido proposto pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que se pronunciou na tribuna sobre esse e outros requerimentos de sua autoria. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Felipe Alecrim (Novo), Thiago Medina (PL), Gilson Machado Filho (PL) e Júnior de Cleto (PSB) também discutiram a matéria.
As obras da Orla de Boa Viagem e a suspeita de sobrepreço nas compras de mobiliário do equipamento de lazer foram alvo de pronunciamentos na Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (2). Na tribuna da Câmara, o vereador Felipe Alecrim (Novo) levantou o tema ao discursar durante a reunião plenária, mencionando indícios de diferença entre os preços a serem pagos pela Prefeitura e valores cotados no mercado. O vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) também falou na tribuna – mas para defender a requalificação da Orla.
Empreendedorismo feminino, prevenção e combate à violência contra a mulher, campanha do laço branco, reforma em escola e requalificação de serviços foram os temas dos cinco requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debatidos por ela nesta terça-feira (2), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. A parlamentar destacou a importância da efetividade dos pedidos para a população recifense, o que estimulou a participação do vereador Luiz Eustáquio (PSB) e da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) no debate.
Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (2), o vereador Eduardo Moura (Novo) repercutiu a publicação feita por um blog sobre a prestação de contas da gestão municipal do evento Virada Recife 2025. "Eu vim repercutir uma informação que nós tínhamos e que acaba também de ser postada por uma página de notícia que é sobre uma possível fraude no réveillon do ano passado aqui no Recife", disse. "De acordo com o fechamento das contas, no evento do ano passado, dos quatro dias de evento, teriam dado um prejuízo de R$ 140,2 mil. Vamos ter réveillon de novo", destacou o parlamentar.
A necessidade de efetivas políticas públicas que favoreçam a saúde mental; o cuidado de cada pessoa para identificar o adoecimento e buscar ajuda. Foram estes os assuntos que levaram a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta terça-feira (2). "Como anda a saúde mental da população recifense?", perguntou a parlamentar, após lamentar a morte do jovem de 19 anos, que sofria de esquizofrenia e entrou na jaula da leoa em zoológico da Paraíba, no último domingo. "Eu trago esse exemplo para nós nos debruçarmos sobre a saúde mental das pessoas com quem convivemos no dia a dia", ressaltou. Ela disse que muitos não têm diagnóstico e cobrou "uma política de saúde mental, coesa, que funcione" e atenda às pessoas que mais necessitam, a exemplo de famílias atípicas.
O vereador Eduardo Moura (Novo) analisou o requerimento de número 13333/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), durante a reunião plenária desta terça-feira (2), na Câmara do Recife. A matéria se refere a um voto de aplausos e congratulações à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pela atuação na promoção e desenvolvimento da regularização fundiária na cidade do Recife e em todo o estado de Pernambuco. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) aparteou o parlamentar.