A partir desta terça-feira (23), a Câmara Municipal do Recife interrompe temporariamente as atividades legislativas, dando início ao recesso parlamentar, em cumprimento ao que determina o artigo 12 da Lei Orgânica do Município. As reuniões plenárias, bem como audiências e reuniões públicas, além das reuniões das comissões ficarão suspensas até o dia 2 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar. No entanto, os serviços administrativos e departamentos da Casa de José Mariano voltam a funcionar, no horário das 8h às 13h, a partir do próximo dia 5 de janeiro.
“Um ano muito positivo, um ano de muito trabalho. Sem sombra de dúvidas, os vereadores conseguiram entregar muito para a nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), ao analisar os números das atividades legislativas em 2025. Conforme os dados apresentados pelos setores administrativos da Casa, as vereadoras e os vereadores elaboraram e apresentaram mais de 15.400 proposições, além de discutir, fomentar e buscar a implementação de políticas públicas que impactam diretamente na melhor qualidade de vida para o povo recifense.
Realizada no dia 16 de dezembro, a última reunião plenária da Câmara Municipal do Recife em 2025 encerrou o ano de trabalhos legislativos da Casa de José Mariano com a aprovação definitiva de um bloco de projetos de lei que se encontravam em tramitação. Ao total, foram 11 matérias votadas pelos parlamentares em segunda discussão sobre temas como saúde, cultura e cuidados com a juventude, dentre outros. Após a aprovação, as propostas seguem para a sanção do prefeito da capital.
A concessão da gratuidade de ingressos para os cronistas esportivos ativos nas áreas de imprensa nos locais de realização de eventos esportivos no Recife está prevista no projeto de lei Ordinária (PLO) de nº 350/2025, de autoria do presidente da Câmara do Recife, o vereador Romerinho Jatobá (PSB). A proposta, que tramita no Poder Legislativo Municipal, salienta a importância dos profissionais na cobertura de jogos.
Aprovado em duas votações no plenário da Câmara Municipal do Recife, nas últimas reuniões antes do recesso parlamentar, o projeto de Lei Ordinária (PLO) número 465/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que institui o Dia Municipal do Rei do Baião, foi enviado para análise do prefeito. A proposição estabelece o dia 13 de dezembro, data natalícia do Mestre Luiz Gonzaga do Nascimento, para comemorações, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife.
Uma medida de proteção à saúde, que busca minimizar os riscos decorrentes de situações de emergência e de prevenção de acidentes em academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas, está prevista no projeto de Lei Ordinária (PLO) número 414/2025, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PSB), em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A proposição, que torna obrigatória a fixação de placas com orientações básicas de primeiros socorros em academias e estabelecimentos voltados à prática de atividades físicas no município do Recife, já recebeu parecer favorável da Comissão de Educação.
De autoria do vereador Zé Neto (PSB), tramitam, na Câmara Municipal do Recife, dois projetos de lei Ordinária (PLO) voltados ao incentivo e à valorização do empreendedorismo feminino na cidade: o Dia Municipal e a Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino. As datas estabelecidas estão em consonância com a Organização das Nações Unidas (ONU), o que reforça a relevância da iniciativa e sua integração com ações de alcance global.
Por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), está em tramitação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei de número 455/2025, que sugere instituir o “Mês do Jovem Cientista” nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino do Recife. O evento será realizado anualmente em novembro, com ações de incentivo à ciência, à pesquisa e aos estudos.
Foi denominado de “Campo Daniel Cosmo Macena”, o espaço localizado entre a avenida Professor José dos Anjos, a rua Farias Neves e a Travessa Capilé, no bairro de Campo Grande. A lei municipal número 19.395/ 2025, que nomeou o local, é de autoria do vereador Aderaldo Pinto (PSB). O parlamentar explicou na justificativa do projeto, que o objetivo da homenagem é fazer um reconhecimento aos trabalhos que o morador prestou à comunidade. “Ele lutou bastante pela identificação deste espaço público, sendo inclusive apoiador de várias atividades esportivas e culturais do local”.
Parte da história política recifense está sendo contada em várias ruas da capital pernambucana, por meio de 13 painéis de azulejos que fazem parte do projeto “A História nas Paredes”, uma iniciativa do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), em parceria com a Câmara Municipal do Recife. O objetivo do projeto é manter viva a história de figuras que contribuíram para a cidade. Nos painéis dedicados aos ex-parlamentares da Casa, pode-se ler textos com as principais ações e anos dos mandatos. Cada painel é formado por 12 azulejos tipo português, medindo 40 centímetros, nas cores azul, branco e amarelo.