Notícias

Desde 22 de setembro de 2025, a quadra de esportes da comunidade do Jardim Planalto, localizada na avenida Tempo Feliz, no bairro do Sancho, tem um novo nome: Paulo Giroldo Cavalcanti da Silva. A homenagem ao líder comunitário partiu do vereador Eduardo Mota (PSB), que apresentou o projeto que, após a aprovação da Câmara do Recife e a sanção do prefeito João Campos (PSB), oficializou a denominação.

A desobstrução e a reconstrução parcial da rede de esgoto é o foco de diversos requerimentos protocolados na Câmara Municipal do Recife pelo vereador Alcides Teixeira Neto (Avante). Os serviços são solicitados pelo parlamentar para uma série de ruas em bairros como Santo Amaro, Espinheiro e Água Fria.

O vereador Davi Muniz (PRD) apresentou diversos requerimentos na Câmara do Recife que pedem melhorias em ruas do bairro da Várzea, na Zona Oeste da capital. Os pedidos, voltados à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), tratam sobre a realização dos serviços de drenagem e pavimentação asfáltica nos logradouros.

Um espaço reservado, climatizado, confortável, com assentos adequados ao público idoso, preferencialmente com apoio para os braços. Disponibilização de água potável, materiais informativos e educativos voltados à saúde, de fácil acesso e próximo às áreas de atendimento. Essas são algumas das características da “Sala de Espera 60+”, que poderá ser destinada a todas as pessoas com 60 anos ou mais, assistidas pelas unidades de saúde municipais. É o que propõe o vereador Chico Kiko (PSB), por meio do projeto de lei nº 492/2025, já em tramitação na Câmara do Recife.

Tramita na Câmara do Recife o projeto de lei nº 23/25, de autoria do vereador Agora é Rubem (PSB), que institui o Programa Bolsa Azul, um programa de apoio social, financeiro e de saúde às pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Recife e suas famílias.

Cursos de primeiros socorros ministrados em escolas, instituições de ensino superior, instituições privadas ou públicas e outras entidades do município deverão incluir em seus conteúdos programáticos informações sobre a existência de protocolos de segurança para gerenciamento e intervenção em crises de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É o que determina o projeto de lei nº 48/2025, de autoria do vereador Carlos Muniz (PSB), em tramitação na Câmara do Recife.

Fundada há 65 anos, e considerada uma das mais antigas Associações de Classe do país, a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) agora é Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural da cidade. O reconhecimento foi proposto na Câmara pelo vereador Gilberto Alves (PRD), aprovado por unanimidade no plenário e sancionado pelo prefeito João Campos (PSB), através da lei municipal número 19.389/2025.

Por iniciativa do vereador Alef Collins (PP) tramita na Câmara Recife, o projeto de lei Ordinária número 496/2025, que institui o “Programa Municipal de Educação Ambiental e Recolhimento Responsável de Resíduos Sólidos”. Segundo a proposição, o objetivo é “promover a gestão sustentável do lixo domiciliar, comercial e público no Município”.

Promover a intermodalidade e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte complementar por meio da integração cicloviária nos terminais de transporte público do Recife. É esse objetivo do projeto de lei nº 169/2025, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB), que tramita na Câmara Municipal. A matéria já recebeu a aprovação da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Casa.

A partir desta terça-feira (23), a Câmara Municipal do Recife interrompe temporariamente as atividades legislativas, dando início ao recesso parlamentar, em cumprimento ao que determina o artigo 12 da Lei Orgânica do Município. As reuniões plenárias, bem como audiências e reuniões públicas, além das reuniões das comissões ficarão suspensas até o dia 2 de fevereiro, quando termina o recesso parlamentar. No entanto, os serviços administrativos e departamentos da Casa de José Mariano voltam a funcionar, no horário das 8h às 13h, a partir do próximo dia 5 de janeiro.