37525 itens atendem ao seu critério.
Filtrar os resultados
Tipo de item










Notícias desde



Ordenar por relevância · data (mais recente primeiro) · alfabeticamente
Vereadores debatem requerimentos sobre sinais sonoros, fiação exposta entre outros assuntos
Um conjunto de requerimentos dirigidos à Prefeitura do Recife, pedindo melhorias para diversos grupos da população e para vários setores sociais, todos eles de autoria do vereador Gilson Machado Filho (PL), foi debatido na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, nesta terça-feira (25). As matérias solicitam instalação de sinais sonoros em semáforos de pedestres; convocação dos candidatos aprovados no concurso público para recomposição do quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (Asace); a reposição dos medicamentos disponibilizados em Posto de Saúde da Família (PSF); remoção de fiações expostas no centro da cidade; e solicitação de acompanhantes terapêuticos para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) nas escolas municipais.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Plenário aprova voto de aplausos a policiais militares
Foi tema de debate na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (25), o requerimento nº 802/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), concedendo voto de aplausos aos policiais militares, cabo Leonard Clement Foster e soldado McCartney da Silva Gomes Júnior. O reconhecimento partiu da atuação da dupla durante a fiscalização feita pelo parlamentar no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Boa Viagem.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Vereadores discutem requerimentos de temas diversos
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu diversos requerimentos de sua autoria. Os requerimentos versam sobre limpeza de canal, construção de Upinha, implementação de uma central de regulação 24 horas e aposentadoria para agentes comunitários. Os vereadores Alcides Teixeira Neto (Avante) e Rinaldo Junior (PSB), em apartes, entraram na discussão.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Luiz Eustáquio destaca requerimento sobre aposentadoria especial para ACS e ASACE
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o requerimento de número 780/2025, de sua autoria. O pedido determina a aplicação da aposentadoria especial, conforme estabelece a Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (Asace). “Estamos buscando garantir a aposentadoria aqui para o Recife, assim como existe no município de Salgueiro”, afirmou. Ele também destacou a importância da luta dos vereadores em prol da categoria. “Nós conseguimos garantir a efetivação desses trabalhadores aqui, quando envolvemos todos os vereadores da Casa. E, desta forma, a gente conseguiu que eles fossem servidores públicos reconhecidos, e estão avançando ano a ano nas suas vitórias e reivindicações. Ontem foi aprovado mais um requerimento para que os concursados sejam chamados", destacou.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Liana Cirne discute requerimentos relativos à habitação, à educação e à mobilidade
Demandas relacionadas ao Habitacional do Cordeiro, a necessidade de iniciar o debate sobre o reajuste dos profissionais de ensino público, pedidos estruturais e de serviços para unidades do ensino municipal, e a importância de estudar a implementação de uma ciclovia na avenida Caxangá. Esses foram os alvos de uma série de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT) aprovados nesta terça-feira (25). A parlamentar se pronunciou durante a reunião plenária para discutir e defender as matérias em pauta. “Já está sendo feito um termo de referência para a contratação da empresa que vai elaborar o laudo e, a partir desse laudo, vai ser contratada a empresa que vai fazer a obra. Ou seja, o nosso pedido já virou ação da Secretaria de Habitação da cidade do Recife”, disse Liana Cirne a respeito dos pedidos sobre problemas do Habitacional do Cordeiro.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Kari Santos concede voto de aplausos a Jota Michiles
Com a presença do compositor nas galerias da Casa de José Mariano, a vereadora Kari Santos (PT) debateu o requerimento número 519/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações a José Michiles da Silva, conhecido como “Jota Michiles”, pela estreia do filme Frevo Michiles. “O filme, dirigido por Helder Lopes, é um documentário que celebra a vida e obra de um dos maiores nomes do frevo, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco”, disse a vereadora, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). “Jota Michiles faz parte da memória afetiva de todo recifense. Quem nunca ouviu, na voz de Alceu Valença, a música Diabo Louro? No pique do frevo, ele deu voz à magia do nosso carnaval”, explicou. O requerimento foi aprovado.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Rinaldo Junior defende realização do carnaval do Recife
“Vereador do Recife que é contra o Carnaval é contra o povo e contra o trabalhador”. Com essas palavras, o vereador Rinaldo Junior expressou nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara Municipal, sua insatisfação com discursos parlamentares que manifestam oposição à realização do Carnaval do Recife. Referindo-se, sem citar nomes, ao pronunciamento de um colega que discursou no plenário também nesta terça-feira, ele frisou a importância da festa para a cultura, para a economia popular e para a identidade dos recifenses. “Os problemas do Recife precisam ser debatidos, sim. Mas não toquem no Carnaval e na festa do povo. A festa é do povo e para o povo. E o recifense não brinca, o recifense fala sério quando o assunto é Carnaval”.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Eduardo Moura discute carnaval, saúde e Guarda Municipal
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (25), o vereador Eduardo Moura (Novo) se posicionou contrário a realização dos festejos de carnaval promovidos pela Prefeitura, por considerar que a cidade tem outras necessidades, como saúde, saneamento básico e segurança. "Estamos chegando na época em que todo mundo esquece que existem problemas. Que todo mundo esquece que está na rua cheia de lama, sem esgoto, sem saneamento”, reclamou.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Júnior de Cleto critica Governo do Estado por instalação de palco no Recife Antigo
Numa crítica ao governo do Estado, que instalou o palco Pernambuco Meu País na Avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife Antigo, para oferecer atrações artísticas durante o Carnaval, o vereador Junior de Cleto (PSB) disse que essa iniciativa “me parece uma afronta” à Prefeitura do Recife. Ele explicou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25), que o palco fica nas proximidades de outro, o Palco Central, que está sendo montado pela Prefeitura, no Marco Zero. “Esse, atende a uma organização de um plano diretor do Carnaval”, disse, justificando que nesse estão previstos os locais onde ficarão a Polícia Militar, os bombeiros, os guardas municipais, entre outros. “Além disso, a Avenida Alfredo Lisboa deve ficar livre, para servir como rota de fuga, caso haja algum incidente. O palco Pernambuco Meu país desrespeita essa organização”.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02
Fabiano Ferraz repercute atraso de salário em empresa contratada pelo Governo de PE
A situação dos trabalhadores da empresa B1 Vigilância, contratada pelo Governo do Estado para prestar serviços à Secretária de Educação de Pernambuco, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB) nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. O parlamentar disse ter sido procurado por funcionários que relatam sofrer com atrasos no salário e no auxílio-alimentação que deveriam ser pagos pela empresa. Na ocasião, Ferraz pediu que a governadora Raquel Lyra (PSDB) tomasse “providências urgentes”. “Caso a empresa não tenha mais condições de cumprir o contrato com o Governo do Estado, que seja realizada a rescisão contratual e que os funcionários sejam colocados em outra empresa”, defendeu.
Localizado em Comunicação / / 2025 / 02