-
Aimée Carvalho comenta decisão do Ministério Público de Pernambuco
-
Discussões em torno da manifestação religiosa em órgãos públicos é algo cada vez mais frequente. E na tarde desta segunda-feira (24), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) falou sobre a recomendação do Ministério Público de Pernambuco, publicada no Diário Oficial no último dia 20, determinando que a Mesa Diretora da Câmara Municipal não autorize ou permita a realização de demonstrações religiosas dentro da Casa legislativa. “Ao mesmo tempo em que sugere, o documento também determina medidas judiciais por seu descumprimento. Por que uma recomendação tão impositiva?”.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Marília Arraes discute Plano Municipal de Cultura
-
A vereadora Marília Arraes (PT) realizou audiência pública no plenarinho da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (4), para discutir o que considera ser o desmonte do Plano Municipal de Cultura, que se destina a valorizar a diversidade das expressões e dos valores culturais; a enfocar a cultura como direito de cidadania e como potencial econômico do município. “O plano foi concebido como política de estado e não simplesmente de governo, já que ultrapassava aquela gestão que o instituiu. É importante fazer essa discussão para que o plano não seja desmontado, desrespeitado e que haja de fato uma valorização dos artistas locais e da cultura de nossa cidade”, disse. O plano vigente foi instituído pela Lei Municipal 17.576/2009, sancionada pelo então prefeito João da Costa, elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural e é válido para o decênio de 2009-2019.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Almir Fernando lembra Dia do Contador de Histórias
-
Com palavras e ferramentas do teatro, ele conecta sua plateia a tradições antigas e às sensações que só uma boa história pode despertar. Nesta terça-feira, 20 de Março, o Recife celebra o Dia Municipal do Contador de Histórias, acrescentado ao calendário da cidade em 2013, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na reunião plenária desta tarde, o parlamentar lembrou a data na tribuna da Câmara do Recife.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Líder da oposição, Rinaldo Júnior fala sobre atuação propositiva e fiscalização
-
Com o encerramento do recesso parlamentar, foi instalada nesta quinta-feira (1) a 2ª Sessão da 17ª Legislatura (2017-2020) da Câmara do Recife. No plenário da Casa de José Mariano, o evento reuniu membros dos Poderes Executivo e Legislativo – e contou com discursos do prefeito e dos líderes das bancadas de oposição e de governo. Líder da oposição, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) falou sobre as perspectivas da bancada para 2018.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Wanderson Florêncio lamenta morte do presidente de honra do Parlamento Jovem
-
Na tarde desta segunda-feira (06), o vereador Wanderson Florêncio (PSC) deu entrada no requerimento de Voto de Pesar pela morte de Moisés Alexandre da Silva, presidente de honra do Parlamento Jovem do Recife. Também DJ e produtor musical, ele faleceu aos 46 anos, no último dia dois, em decorrência de problemas cardíacos. “Moisés se posicionou como líder, levando em conta a participação coletiva. Batalhou todos os dias por uma juventude melhor, fazendo da política pública um instrumento de voz e vez para os jovens”.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Aerto Luna pede equilíbrio na regulamentação do transporte por aplicativo
-
O vereador Aerto Luna (PRP) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (21) para comentar o projeto de lei do Poder Executivo 11/2018, que trata da regulamentação do serviço de transporte individual de passageiros intermediado por plataformas digitais no Recife. Em seu discurso, o parlamentar pediu que o assunto fosse tratado na Câmara “de forma equilibrada e responsável”, tendo em vista seu impacto no cotidiano de usuários e trabalhadores dos serviços de transportes do município.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Vereador defende Tribuna Popular
-
Dois projetos de lei apresentados entre os anos de 2013 e 2014 à Câmara do Recife, foram reapresentados pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), sob a forma de emenda à Lei Orgânica, que deverá começar a ser revisada. São eles a criação de uma Tribuna Popular que dê acesso à sociedade a falar no plenário da Casa, e outro criando a Comissão de Legislação Participativa, aonde a sociedade em geral poderá propor projetos de lei que não necessitarão passar pelo plenário, ou seja, é apresentado diretamente às comissões temáticas e só depois irão à votação.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Eduardo Marques prestigia o Dia Nacional da República Popular da China
-
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o poder legislativo durante as comemorações do Dia Nacional da República Popular da China, que celebra os 69 anos de independência do país. A cônsul-geral da China em Recife Yan Yuqing esteve à frente do evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira (27), no salão Joaquim Nabuco do Sheraton Reserva do Paiva Hotel, no Cabo de Santo Agostinho.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Ações para o São João recebem elogios de Chico Kiko
-
Congratular o poder Executivo por diversas ações relacionadas ao período junino. Foi com esse objetivo que o vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (27). O parlamentar elogiou a condução da prefeitura tanto na realização de festejos quanto na preparação para as chuvas da estação.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Michele Collins questiona determinação do MPPE
-
A vereadora Michele Collins (PP) questionou a recente recomendação do Ministério Público de Pernambuco ao presidente da Câmara Municipal do Recife, ou a quem vier a sucedê-lo, que se abstenha de autorizar ou permitir a realização de reunião, encontro ou assemelhado em que haja a prática de liturgias e rituais próprios de cultuação religiosa, nas dependências da casa legislativa e/ou seus anexos. “Defendo a liberdade de culto. Fui vítima no ano passado de uma denúncia no Ministério Público por ter realizado um evento aqui no plenário, chamado Manhã com Deus. Não houve irregularidade, foi uma solenidade aprovada pelos parlamentares durante votação”. Ela salientou que o questionamento ocorreu no quarto ano de realização do evento.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias