-
Vereadora pede saída do presidente da Comissão federal de Direitos Humanos
-
A vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da âmara do Recife, pediu ontem o apoio e a assinatura dos colegas para um abaixo-assinado pedindo a saida do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Ela alegou que as câmaras legislativas são a instância mais próxima do povo e não poderia se furtar em apoiar iniciativas populares pedindo o afastamento daquele parlamentar. Segundo ela, o deputado já deu diversas demosntrações de não ter elementos para assumir a presidência de uma comissão de direitos humanos e minorias.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Câmara homenageia Defensoria Pública
-
Representantes de comunidades não só do Recife, mas de várias cidades da Região Metropolitana, lotaram as galerias do plenário da Câmara Municipal do Recife na reunião solene de homenagem à Defensoria Pública de Pernambuco, que comemora 15 anos de criação. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 23, e em clima de festa, eles abriram faixas que citavam o nome dos bairros onde moravam e saudavam a Defensoria. “Vocês, que vieram de longe, com dificuldade, para esta reunião, dão prova do carinho e da gratidão para com essa instituição que presta assistência jurídica integral e gratuita à população sem condições financeiras de pagar as despesas de um advogado”, disse o vereador Jayme Asfora (PMDB), autor da homenagem.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Vereadora comemora os 70 anos do HCP
-
Para comemorar os 70 anos do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), a vereadora Missionária Michele Collins (PP) realizou reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, 23. O HCP iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1945 já com o objetivo de ser uma instituição de saúde de direito privado, sem fins lucrativos e de reconhecida utilidade pública. “A Casa de José Mariano se reúne hoje para prestar justa homenagem a uma das mais destacadas instituições de saúde do Estado. A sua história teve início graças a um grupo de senhoras da alta sociedade pernambucana, que se reuniu num casarão localizado no bairro do Espinheiro. Na época, a ideia foi abraçada pela senhora Dília Henriques, que mobilizou outras senhoras para a causa”, ressaltou a vereadora.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Parlamentar repercute declarações de Marina Silva
-
Uma matéria publicada no Blog do Jamildo, na última semana, a respeito de uma resposta que a ex-senadora Marina Silva deu ao marqueteiro do PT, João Santana, motivou o vereador Jadeval de Lima (PTN) a usar a tribuna do plenário, na tarde desta terça-feira, 15.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Equipamentos para esporte e lazer adaptados nas escolas
-
Proporcionar a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais com os demais colegas nas escolas da rede municipal de ensino, através da instalação de equipamentos para esporte e lazer adaptados. Este é o objetivo do projeto de lei do vereador Eriberto Rafael (PTC). “Infelizmente não é difícil observar casos em que pessoas são excluídas do meio social em razão de necessidade de atendimento especial. Esse tipo de situação é inadmissível nos dias atuais”.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Situação da OSR é debatida em audiência pública
-
Dois dias depois da nomeação do maestro Marlos Nobre para a regência da orquestra mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 20, para debater as dificuldades enfrentadas atualmente pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR). A iniciativa foi do vereador André Régis (PSDB) e lotou o plenarinho com músicos e outras pessoas ligadas a diversos movimentos artísticos. “Para se ter uma orquestra de referência é preciso, antes, que os seus componentes recebam salários dignos e tenham boas condições de trabalho. A adoção de um plano de cargos e salários é a necessidade mais urgente do grupo”, disse o vereador.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Recife ocupa sexta colocação em investimento na educação no país
-
Pesquisa realizada pelo vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara do Recife, mostrou que a Prefeitura investe cerca de R$ 5.529,00 por ano por cada aluno da rede municipal, o equivalente a R$ 460,00 por mês. Com isso, a cidade ocupa a primeira posição entre as capitais do Norte e Nordeste e a sexta colocação no país. “Se a carga tributária da rede privada fosse menor, com esse dinheiro a criança da rede pública poderia estudar em escolas privadas de melhor qualidade. O que chama a atenção não é o volume de investimento, mas o retorno inexistente que o cidadão que paga impostos tem".
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Projeto de lei prevê atendimento de psicólogos aos alunos da rede municipal
-
Os alunos das escolas públicas municipais do Recife poderão ter assegurado o atendimento por psicólogos e assistentes sociais, caso seja aprovado o projeto de lei número 33/2013, de autoria do vereador Henrique Leite (PT). A matéria está cumprindo prazo regimental, em fase de análise e aguardando o recebimento de emendas, nas comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife. São quatro comissões: de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Higiene, Saúde e Bem estar Social; e na de Defesa dos Direitos Humanos.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Osmar Ricardo repercute Audiência
-
Durante a Reunião Plenária de hoje, 26, o vereador Osmar Ricardo (PT) ressaltou a Audiência Pública, realizada pela manhã, que tratou das eleições dos conselhos tutelares do Recife. “Na manhã de hoje fizemos uma audiência e tratamos da lei federal 12.696, aprovada no Congresso, que unifica as eleições dos conselhos no âmbito do país. Foi um debate importante, onde mais de 10 presentes inscreveram-se, além de ONG’s, conselheiros e ex-conselheiros.”, disse.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias
-
Recife poderá ter o Táxi Acessível
-
Depois de ser adotado em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Fortaleza, o Táxi Acessível – um serviço especializado para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida – pode vir a ser oferecidos por empresas recifenses. Através do sistema, os carros são adaptados com rampa ou plataforma elevatória na parte traseira ou lateral, além de receberem outras tecnologias, para circularem com passageiros que tenham dificuldade de locomoção. Essa realidade irá ocorrer, somente, se for aprovado o projeto de lei número 169/2013, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que está sendo analisado pela Comissão de Legislação e Justiça.
Localizado em
Comunicação
/
Notícias