Marcos di Bria é o autor da lei que instituiu no Recife o mês do artesão

A lei nº 18.599/ 2019, sancionada em junho do ano passado, incluiu no calendário oficial de eventos do Recife o Mês do Artesão a ser comemorado sempre em março. O objetivo da lei, de autoria do vereador Marcos di Bria (PSDC), é prestar uma homenagem a esses profissionais que produzem artesanato a partir dos usos, costumes e tradições fortalecendo a riqueza cultural de cada região.

Conforme a justificativa apresentada pelo parlamentar, o artesanato é um setor com alto potencial de geração de trabalho e renda. Essa atividade pode ser estimulada durante o mês do artesão com a realização de eventos que aumentem a conscientização sobre as necessidades dos artesãos. Além disso, é fundamental  ampliar o reconhecimento da sociedade sobre a  importância do trabalho desses artistas.

Os artesãos também podem ser estratégicos em uma política de desenvolvimento sustentável com a elaboração de projetos sociais aproveitando o potencial turístico do Recife, como ressaltou o vereador Marcos di Bria. “A criação deste mês comemorativo à arte recifense e pernambucana em nosso município perpetua uma forma também histórica de comercialização de milhares de produtos, todos feitos à mão, vale ressaltar. São produzidos com determinadas técnicas de confecção, traduzem a identidade e a riqueza cultural e vêm contemplando outros aspectos que devem ser preservados, como o estímulo e o fortalecimento das habilidades, a criatividade das expressões artísticas populares, a convivência, a socialização e a participação comunitária”.

Em 28.01.2020, às 12h25

registrado em: marcos di bria