Proposta quer distribuir absorventes nas escolas

Enxergando a necessidade de jovens carentes da rede pública municipal de ensino, que não têm condições financeiras para adquirir absorventes higiênicos, o vereador Hélio Guabiraba (Sem Partido), tomou a iniciativa de propor um projeto de lei, 311/19, criando essa possibilidade, de distribuição gratuita na rede municipal. O PLO está tramitando na Câmara do Recife, e aguarda pareceres das comissões da Casa.

Hélio Guabiraba explica que  a proposta pretende instituir o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos para estudantes das escolas da rede pública municipal em situação de carência social e econômica. Segundo quer atingir pessoas não têm condições financeiras para a compra de itens de higiene pessoal. “Por causa disso muitas jovens estudantes abandonam as escolas quando começa o período menstrual ou faltam às aulas, numa média de cinco dias por mês durante esse período”.

Para vereador isso quer dizer que essas estudantes perdem em média 45 dias de aulas por ano. Por isso, a disponibilização gratuita e ao alcance de quem necessitar dos absorventes higiênicos nos banheiros das escolas é fundamental. Não são itens supérfluos, e sim essenciais, segundo ele. “Portanto, deve fazer parte do orçamento escolar, assim como o fornecimento de papéis higiênicos e outros itens necessários à saúde das alunas da rede municipal”.

 

Em 24.01.2020 às 11h16.

registrado em: helio da guabiraba