Ivan Moraes presta solidariedade à jornalista insultada em depoimento na CPMI

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (12) para prestar seu apoio à jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo. Repórter e colunista, ela foi alvo de ataques de um dos depoentes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News na terça-feira (11). Hans River do Rio Nascimento afirmou ao Congresso que ela havia oferecido favores sexuais em troca de informações – versão desmentida em uma matéria publicada pela própria Folha no mesmo dia.

Ex-funcionário da empresa Yacows, investigada por fraudes na campanha eleitoral de 2018, Hans River chegou a colaborar como fonte jornalística de Campos Mello enquanto movia uma ação trabalhista contra sua antiga empregadora. Após um acordo financeiro com a empresa, deixou de fornecer informações. Na matéria publicada pela Folha de S.Paulo, imagens das conversas entre Hans e Patrícia mostram ele convidando, sem sucesso, a jornalista para um show.

“Venho registrar minha solidariedade enquanto parlamentar, cidadão e jornalista a Patrícia Campos Mello. No Brasil, dizer mentira se tornou uma coisa comum. As pessoas perderam a vergonha de mentir, achando que isso vai lhes favorecer”, disse Ivan Moraes em sua intervenção no plenário. “O que ele cometeu foi perjúrio. Ele poderia ter saído preso daquele lugar.”

O parlamentar criticou, ainda, a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro no caso – o filho do presidente da República, Jair Bolsonaro, compartilhou as afirmações de Hans River em suas redes sociais. “Patrícia Campos Mello é uma jornalista investigativa corajosa, que não tem medo de ir a fundo e divulgar o que considera relevante. Foi uma das primeiras a denunciar o esquemão de caixa dois da campanha eleitoral do presidente. O perjúrio feito na CPMI foi corroborado por um deputado federal que mobilizou seus capachos e robôs contra a jornalista. É uma ofensa contra uma mulher, contra a liberdade de expressão e contra a imprensa.”

Em 12.02.2020, às 17h12