João da Costa repercute audiência sobre privatização de Dataprev e Serpro

Na manhã desta segunda-feira (17), por iniciativa do vereador João da Costa (PT) a Câmara do Recife sediou uma audiência pública sobre o processo de privatização de duas empresas federais de tecnologia da informação: a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). À tarde, durante a reunião plenária, o parlamentar ocupou a tribuna do plenário para tratar do saldo e dos encaminhamentos do debate.
“Foi uma audiência muito importante, que conseguiu mobilizar uma centena de trabalhadores das duas empresas. Tivemos a participação dos vereadores Ivan Moraes (PSOL), Luiz Eustáquio (PSB) e Jayme Asfora (sem partido), do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), do deputado federal Túlio Gadelha (PDT) e da assessoria do deputado federal João Campos (PDT)”, citou João da Costa.

O vereador classificou a tentativa de desestatização das entidades por parte do Governo Federal como um “processo de sucateamento e privatização” e chamou a atenção para a lucratividade das empresas – em 2018, o Serpro fechou o ano com um lucro líquido de R$ 459,7 milhões. “Qual o sentido de privatizar uma empresa dessa? Qual é o interesse?”, perguntou.

Outro ponto destacado por João da Costa é a possibilidade de as privatizações colocarem em risco dados importantes dos brasileiros, uma vez que Dataprev e Serpro lidam com informações consideradas sensíveis. Dados do INSS e de registros como CPF, CNPJ, CNH compõem parte da cesta de serviços das duas empresas. “São sistemas que tratam do seguro desemprego, do imposto de renda. Todas as informações do cidadão brasileiro, desde o nascimento até a morte são gerenciadas por essas duas empresas.”

O impacto socioeconômico e tecnológico da presença do Serpro e da Dataprev no Recife não deixou de ser apontado pelo parlamentar. “O Recife é um polo de produção de tecnologia da informação, tem o Porto Digital, é uma referência no mundo e ter aqui um centro de desenvolvimento de tecnologia – como tem o do Serpro – é muito importante para o desenvolvimento do conhecimento. Afora isso, significa que quase mil famílias no Recife estão com seus empregos ameaçados.”
Em 17.02.2020, às 17h07
registrado em: joao da costa