Luiz Eustáquio defende uso de BRT pelos usuários de Rio Doce/CDU

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) disse que vai dar entrada num requerimento na Câmara Municipal do Recife pedindo que o Conselho Municipal de Transportes reveja a condição dos ônibus que fazem a linha 2920, cujo nome é Rio Doce/CDU, para que os veículos possam utilizar as mesmas paradas dos ônibus do sistema BRT na Avenida Caxangá. “Peço, desde já, o apoio a todos os vereadores para fortalecer esse pleito. O conselho precisa estar sensível para atender a essa expectativa que consideramos justa”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (17).

Utilizar as mesmas paradas do BRT é um pleito de centenas de estudantes que utilizam a linha do ônibus, de acordo com o vereador, pois uma das vantagens será a redução do tempo de viagem em pelo menos 20 minutos. Os usuários desses veículos, ele disse, perdem tempo em se deslocar de uma parada para a outra, além da espera pelo transporte. “Nesse caso, os ônibus que fazem as linhas 2920 deveriam ter três portas, em vez de duas, para terem a mesma medida dos ônibus BRT. E essa é uma decisão que cabe exclusivamente ao conselho”, lembrou.

Além da redução do tempo, segundo o vereador, os usuários da linha teriam um ganho financeiro. “Quem faz a linha Rio Doce/CDU paga a tarifa do anel B e os ônibus do sistema BRT cobram, na área da Avenida Caxangá, a tarifa do anel A”. A diferença de preço é cerca de R$ 1.20, em favor do usuário. “Tudo isso, sem contar que as pessoas também teriam mais segurança, pois o deslocamento de uma parada para a outra expõe os usuários, de alguma forma”. Luiz Eustáquio afirmou ainda que no dia 16 de março irá realizar uma audiência pública, na Câmara Municipal, para debater a qualidade do transporte público no Recife. E esse ponto será um dos abordados.

 

Em 17.02.2020, às 17h

registrado em: luiz eustáquio