Maguari faz discurso sobre legado de Trajano de Mendonça

“Quem foi Trajano de Mendonça?” Com essa pergunta, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) deu início nesta quarta-feira (12), na Câmara do Recife, a um discurso em memória a um professor que deixou sua marca na educação do município. Na tribuna da Casa, Maguari falou sobre a história do docente, que participou da Reforma Rocha Vaz, do Governo Federal, em 1925.

Trajano Alípio Temporal de Mendonça nasceu na capital pernambucana em 1863 e se graduou pela Faculdade de Direito do Recife em 1884. “Porém, desde os 18 anos se dedicou ao magistério, lecionando matemática e geometria por muitos anos”, disse Maguari. Salesiano, Nóbrega, Liceu Pernambucano, Instituto Sete de Setembro, Prytaneu, Escola Normal Oficial e Ginásio Pernambucano foram algumas das instituições de ensino em que atuou o professor, que faleceu aos 68 anos.

As incumbências da Reforma Rocha Vaz foram destacadas pelo parlamentar em sua homenagem. “Substituiu o professor Pedro Celso em 12 de maio de 1925, com a tarefa de readaptar o Ginásio Pernambucano às condições da reforma. Como educador, honrou com responsabilidade os desafios que sua profissão lhe impôs.”

Trajano de Mendonça dá, hoje, nome a uma escola municipal em Jardim São Paulo e a uma rua no bairro da Torre.

Em 12.02.2020, às 16h39