Passagem de metrô a preço popular é política social, diz Rinaldo Junior

O Metrô do Recife (Metrorec) foi um dos principais temas de debate na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (18) – pela manhã, dois trens do sistema se chocaram na Estação Ipiranga, deixando mais de 60 feridos. Na tribuna, o vereador Rinaldo Junior (PSB) procurou rebater alguns pontos de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB) na ocasião, a exemplo da política de preços do modal de transporte. Para o socialista, o atual Governo Federal, defendido por Régis, erra ao impor aumentos sucessivos nas passagens.

 

Rinaldo Junior também criticou a tentativa do colega de afastar a responsabilidade da gestão Jair Bolsonaro do acidente ocorrido nesta terça-feira. “A culpa do sucateamento do metrô hoje é, sim, do Governo Federal. Vossa Excelência disse que, com um ano e dois meses [de mandato], o Governo não teve tempo de fazer anda. Mas teve – deu para fazer três aumentos da passagem, e o quarto já vai ser em março”, disse.

De acordo com Rinaldo, a subvenção estatal do transporte público não pode ser classificada como uma espécie de oportunismo. “Para mim, a manutenção das passagens a preços populares é uma política social. Quem usa o metrô é o trabalhador assalariado. O sucateamento veio de 30 anos sem nenhuma reforma no metrô. Temos que dar uma solução, somos os porta-vozes do povo do Recife. Temos que nos unir em uma só direção.”

Em um aparte, o vereador Jairo Britto (PT) também rebateu pontos do discurso de André Régis, cujo discurso havia reputado às gestões petistas a má qualidade do Metrorec. “O PT assumiu e não houve batidas. Isso é um processo em que tem a responsabilidade do Governo atual, que está administrando o país. O PT está há quatro anos sem governar. O que a população tem que fazer é procurar a delegacia para ser reparada, porque o Governo tem a responsabilidade de pagar. A instância do metrô é o Governo Federal.”

André Régis se defendeu das críticas dos colegas solicitando à Mesa um tempo de resposta. “Esta não é a primeira vez que há um incidente no metrô do Recife”, disse o vereador, citando um choque entre comboios ocorrido em 2015. “Mencionei na tribuna que alguém paga por políticas populistas, e não oportunistas, que seguram preços irreais. Se alguém não paga por um serviço que está recebendo, é porque outro contribuinte está pagando. O metrô do Recife é um tema sério, mas é leviano colocar a responsabilidade no Governo Federal, que assumiu o país quebrado pela irresponsabilidade praticada pelo Partido dos Trabalhadores.”

Em 18.02.2020, às 17h15

registrado em: rinaldo junior