Aerto Luna pede apoio para aprovar projeto

O vereador Aerto Luna (PSB) pediu apoio dos colegas parlamentares para aprovar o projeto de lei número 18/2020, que declara o Instituto de Apoio Socioassistencial de Pernambuco (IASPE) em entidade de utilidade pública. E ele conseguiu. O plenário da Câmara do Recife aprovou, em segunda votação, na tarde desta terça-feira (10), a proposta do vereador.

Assim, de agora em diante, se a proposta for sancionada pelo Executivo, a entidade se tornará de utilidade pública. O IASPE pode ter esse direito uma vez que é uma instituição sem fins lucrativos. Ela foi criada em 16 de setembro de 1999, e atua no apoio ao transplantado de medula óssea, através de um centro  que proporciona atendimento gratuito aos pacientes e acompanhantes.

Segundo ele, os doentes são  pessoas que vêm de outros Estados e Municípios, e que necessitam de assistência social, orientação jurídica e uma casa de apoio. O vereador lembrou que o Recife é o segundo polo de transplante de medula óssea do Brasil, e isso aumenta o fluxo de pacientes vindos de outros Estados. "Os moradores do Norte e Nordeste que precisam realizar o transplante pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vêm fazer o procedimento aqui em Recife. Daí a importância de tornar a entidade de utilidade pública".

 

Em 10.03.2020 às 16h40.

registrado em: aerto luna