Ana Lúcia defende criação de Semana Contra Violência às Pessoas com Deficiência

Instituir, no Recife, a Semana Municipal de Prevenção e Conscientização Contra a Violência e Maus-Tratos às Pessoas com Deficiência. É esse o objetivo do projeto de lei nº 268/2019, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). A matéria foi colocada em segunda discussão nesta terça-feira (10) – e a parlamentar não deixou de subir a tribuna para defendê-la. No momento da votação, os vereadores da Casa aprovaram a proposta por unanimidade.

Caso venha a ser sancionada pelo prefeito, a campanha será realizada anualmente na semana do dia 21 de setembro. “Existem muitas lei para a inclusão, mas quando falamos de uma campanha de prevenção à violência as pessoas se assustam. Existem muitas práticas de violência contra as pessoas com deficiência. Elas acontecem, muitas vezes, no ambiente familiar – e 51% das vítimas são mulheres. Princípios são negados desde o nascimento e se perpetuam durante toda a vida”, contextualizou Ana Lúcia.

A vereadora falou sobre as diversas formas de praticar violência e atos contra os direitos das pessoas com deficiência – como não respeitar o uso de elevadores destinados a essa população ou não oferecer equipamentos adequados a sua mobilidade urbana. “A nossa proposta é propagar a ideia do acolhimento e do respeito, proporcionando à pessoa com deficiência uma vida digna. Quem conhece ou convive com essas pessoas sabem o quanto eles sofrem.”

Em 10.03.2020, às 17h07

registrado em: ana lucia