Ana Lúcia pede criação de frente parlamentar para tratar da greve dos professores

A greve dos professores da rede pública de ensino do Recife, determinada pela categoria ontem, terça-feira (10), foi tema de um discurso da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na Câmara Municipal nesta quarta-feira (11). Na tribuna da Casa, a parlamentar pediu a criação de uma frente parlamentar para intermediar as negociações entre os servidores e o poder público.

As discussões com a Prefeitura  e os profissionais para estabelecer o cumprimento do piso salarial se iniciaram em fevereiro – mas as propostas do Executivo foram rejeitadas. “A lei do piso surgiu para que os professores tivessem uma data base [para o reajuste]. No Recife, o piso sofre ataques constantes porque temos um plano de cargos e carreira que não é dado, é um mérito do professor”, explicou Ana Lúcia. “O que a Prefeitura sempre negocia é o descumprimento do piso porque, com o plano de cargos, não temos professores recebendo o piso. Mas piso não é teto. A cada período lutamos para que o salário não fique achatado.”

De acordo com a vereadora, pesou contra a Prefeitura, principalmente, a proposta de conceder o reajuste de forma parcelada. “A Prefeitura quer fatiar em outubro, novembro e dezembro, sem retroativo. É, de fato, não aplicar a lei do piso, porque ele deve acontecer a partir de janeiro. Por isso, a categoria decidiu pela paralisação de suas atividades.”

Ana Lúcia disse, ainda, que a criação da frente parlamentar pode agilizar o processo negocial do reajuste – e inserir a Câmara Municipal no debate. “A luta é justa e toda a comunidade escolar está sofrendo, neste momento, com a suspensão das atividades. Essa discussão também é desta Casa.”

Em 11.03.2020, às 17h12

registrado em: ana lucia