Apóstolo Renê Terra Nova agora é cidadão recifense

Ele é considerado como um religioso que fez a diferença na vida de centenas de recifenses quando foi pastor da Igreja Batista em Boa Viagem. Em reconhecimento ao trabalho realizado durante os seis anos que residiu na capital pernambucana, o hoje apóstolo Renê de Araújo Terra Nova, 59 anos, natural de Serrinha, na Bahia, recebeu o Título de Cidadão do Recife na noite desta quinta-feira (5), por iniciativa do vereador Renato Antunes (PSC). “A história de seu ministério tem alcance mundial, mas ele começou no Recife. Sua igreja congrega milhares de pessoas nas áreas social e religiosa. Renê é mentor de lideranças e pastores evangélicos, inclusive em nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

Com a presença de numerosos fiéis e de diversas lideranças cristãs e evangélicas do Recife e cidades da Região Metropolitana, a solenidade foi realizada sob a coordenação do vereador Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal. A mesa foi composta pelo religioso, pelo vereador autor da proposição, além do secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação do Estado de Pernambuco, Alberes Haniery Patrício Lopes; o apóstolo e vereador de Manaus (AM), Marcel Alexandre da Silva; e do representante do Modelo dos 12 em Pernambuco, Josué Ebenezer de Oliveira. Para receber o Título de Cidadão, Renê Terra Nova desembarcou no início da noite no Recife proveniente de Manaus, onde reside atualmente e preside a Igreja Internacional da Restauração.

“Hoje, Renê Terra Nova é presidente do Ministério em Manaus, mas dá cobertura espiritual a mais de 50 igrejas em todo o Brasil. Ele é um exemplo de religioso que faz o papel que o Estado deveria fazer. É um papel importante, um trabalho que cuida do espiritual sem deixar de lado a questão social. O apóstolo incentiva essa prática e assume obrigações e obras onde o Estado se ausenta”, afirmou Renato Antunes. O vereador lembrou que o religioso fará 33 anos de pastorado no dia 28 de junho deste ano, “sempre buscando seguir o exemplo de Cristo, de cumprir sua função pastoral, cuidando de vidas”. Evangélico desde abril de 1981, Terra Nova  recebeu a unção pastoral seis anos depois, em 28 de junho de 1987, “e deu início a um lindo e próspero Ministério”.

Renato Antunes ressaltou que a trajetória do apóstolo Renê “é longa e intensa, como tudo o que ele faz. A expressão de tanta dedicação ao Reino, ao Rei e às vidas explodiu em um crescimento que não pode ser medido, fruto de uma vida em santidade e um profundo relacionamento com o Senhor”. Líder nato, Terra Nova sempre investiu em formação e aperfeiçoamento, segundo Antunes. Ele cursou Teologia no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), no Recife, onde também fez Mestrado em Psicologia Pastoral. “Quando ele fazia Seminário, no Recife, pastoreou, como adjunto, a Igreja Batista da Encruzilhada. Foi um tempo de treinamento, luta, mas sempre tendo vitória do Senhor. Trabalhou na Igreja Batista em Boa Viagem, e ali começou seu discipulado, formando uma célula, adquirindo, assim, muitos conhecimentos com aqueles irmãos. O Apóstolo Wagner Pacheco é seu discípulo até hoje, acompanhando-o na Visão Celular no Modelo dos 12.” 

À frente do Ministério Internacional da Restauração (MIR), o Apóstolo Renê Terra Nova, de acordo com Renato Antunes, tem formado discípulos, líderes, pastores, bispos e apóstolos. “Sua história com Manaus começou em 1990, quando ainda era pastor e foi convidado para pastorear a Igreja Batista Memorial. Após um tempo, e debaixo de criteriosa análise e, sobretudo, ao receber a bênção e liberação da membresia e denominação, deixou a liderança da Igreja para, na garagem da casa de uma de suas ovelhas, hoje Apóstolo Anselmo Vasconcelos, reunir 169 pessoas. Ali nascia a Primeira Igreja Batista da Restauração em Manaus (PIBREM). A então, Igreja da Restauração, como ainda hoje é conhecida, mudou a história de Manaus por seu clamor pelas multidões e restauração familiar”, disse o vereador. 

O vereador lembrou que, na ocasião, o Apóstolo Renê Terra Nova não estava apenas fundando uma Igreja, mas também gerando uma linguagem própria e ensinamentos que trouxeram uma nova dinâmica reliogiosa. “Ensinou aos fiéis a necessidade de ter Jerusalém como verdadeiramente é: a Cidade do Grande Rei. Ensinou que fé e fidelidade andam juntas. Elevou o nível de alma do povo, mostrando que pobreza, miséria e ruína são estigmas do passado e que prosperidade é um direito de cada filho de Deus”. Atualmente, o Apóstolo Renê Terra Nova lidera a Igreja em Manaus, onde também ministra e oferece cobertura espiritual às Igrejas da Restauração em Araruama/RJ, Boa Vista/RR, Natal/RN, Porto Velho/RO, Salvador/BA, Santarém/PA e a centenas de outras Igrejas de variadas denominações no Brasil e exterior, propagando o Evangelho do Reino através da Visão Celular no Modelo dos 12.

Ao receber o Título de Cidadão do Recife, o apóstolo Renê de Araújo Terra Nova disse que estava “muito feliz ao receber a homenagem”. O título, para ele, “é uma carteira de identidade que eu recebo com muita honra”. Antunes lembrou, ainda, que morou seis anos no Recife antes de ir para Manaus, onde reside atualmente com a família. E declarou o seu amor pela Capital de Pernambuco. “”Agora eu sou, de fato, cidadão recifense. Eu sempre quis ter o direito de dizer isso”, comemorou. O apóstolo acrescentou que "ao receber esta homenagem, sinto como se fosse uma restituição”.

Ele lembrou que começou o ministério no Recife. "Dentro desta terra, eu me sinto muito à vontade, como se fosse a que eu nasci. Eu tenho uma simbiose com esta terra, pois ela me deu conteúdo teológico para ser quem eu sou". Finalizou dizendo que o título “foi um mimo que Deus me deu e que usou as pessoas para me entregar”.


Em 05.03.2020.