Comissão de Educação propõe ajuste em medida de distribuição de merenda escolar

Mesmo concordando com a medida da Prefeitura do Recife de distribuir cotas da merenda escolar com as famílias dos alunos da rede municipal, enquanto durar a suspensão de aulas por conta da pandemia do coronavírus, a Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife vai sugerir um ajuste nessa iniciativa: em vez de os gestores fazerem a entrega diretamente aos pais dos alunos, os vereadores sugerem que essa obrigação de repassar os kits fique a cargo dos funcionários da empresa que fornece a merenda para as escolas. Eles mesmos fariam o repasse.

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (17), a Comissão de Educação entendeu que essa é a melhor forma de evitar que os gestores das escolas sejam colocados na linha de frente da entrega das mediadas. “Nós achamos que a decisão da Prefeitura do Recife está correta ao distribuir a merenda escolar com as famílias dos alunos e que as comunidades de fato precisam desse apoio num momento difícil. Mas, discordamos de deixar os gestores na linha de frente. Eles ficarão muito expostos ao vírus”, disse a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), presidente do colegiado.

A reunião da Comissão de Educação contou com a presença do vereador Helio Guabiraba (atualmente sem partido). “Os professores já foram dispensados de frequentar as unidades escolares, mas a medida ainda prevê a presença dos gestores no dia da entrega das merendas às famílias. É isso que queremos rever”, explicou Guabiraba. A vereadora Ana Lúcia vai se reunir com o secretário de Educação, Bernardo Almeida, para fazer o ajuste da medida.

Durante a reunião a Comissão de Educação também discutiu um projeto de decreto legislativo e quatro projetos de lei. Entre os projetos de lei, um recebeu pedido de vista e os outros três foram aprovados, ficando aptos a serem votados em plenário. O projeto de Decreto Legislativo 10/2020, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PTC), também foi aprovado. Ele concede o título de cidadão do Recife para José Fabrício de Lima defensor público geral do estado.


Em 17.03.2020, às 10h20.

registrado em: ana lucia