Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor dá continuidade às análises das emendas

A Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor reuniu-se na manhã desta quarta-feira (11), na Casa de José Mariano, para dar continuidade às análises das emendas de autoria de diversos parlamentares. O encontro contou com a participação dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Aerto Luna (PSB), Augusto Carreras (PSB), Hélio Guabiraba (sem partido), Ivan Moraes (PSOL), Eriberto Rafael (PTC) e Ana Lúcia (Republicanos). A Comissão foi criada para revisar o mecanismo legal que vai orientar as políticas públicas e estabelecer normas para o meio ambiente, mobilidade, uso e ocupação do solo, habitação social, entre outros temas urbanos.

Segundo o presidente da Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, vereador Rodrigo Coutinho, a reunião foi considerada bastante positiva e um dos temas tratados majoritariamente foi sobre os coeficientes de aproveitamento os quais estabelecem a quantidade máxima de metros quadrados possíveis de serem construídos em uma área. “Um assunto bastante importante já que aborda o número que vai refletir em quantos andares ou, ainda, em quanto aquele empreendimento vai crescer em relação ao tamanho do terreno. Discutimos também uma maneira de tentar estimular o crescimento do Recife de uma forma sustentável para outras áreas da cidade que ainda não foram adensadas. Pudemos ouvir muitos vereadores que tinham pontos de vista diferentes, mas acredito que chegamos a um encontro democrático e produtivo”.

 

Comissão Especial - A Comissão Especial de Revisão do Plano foi instalada na Câmara Municipal do Recife em fevereiro do ano passado e devia ter concluído os trabalhos em seis meses. Mas, como a orientação dos vereadores foi no sentido de ampliar a participação popular na elaboração do documento o prazo foi prorrogado até abril deste ano. Nesse período o colegiado realizou seis audiências públicas para debater as linhas estruturais do plano além de promover reuniões especiais com três grandes segmentos da sociedade (universidades, organizações sociais e empresários) para colher sugestões.

Em 11.03.2020 às 13h01.