Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise é instalada

Para ter uma participação mais efetiva nas decisões de enfrentamento à pandemia do coronavírus no Recife, a Câmara Municipal instalou a Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise na manhã desta quarta-feira (18). “Desejo muito trabalho a todos vocês e espero que continuem, da mesma forma, com altivez e vontade de lutar e trazer o que há de melhor para o povo”, disse o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB).

A Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise é formada por sete parlamentares: vereadores Luiz Eustáquio (PSB), Ana Lúcia (Republicanos), Renato Antunes (PSC), Eriberto Rafael (PTC), Benjamin da Saúde (Patriota), Rinaldo Júnior (PSB) e Chico Kiko (PP). A instalação ocorreu logo após a reunião ordinária, no final da manhã, quando foram escolhidos o presidente do colegiado (Luiz Eustáquio) e a vice-presidente (Ana Lúcia). O objetivo da comissão é não só acompanhar as ações, mas também dar as contribuições ao Poder Legislativo nas decisões que digam respeito ao combate ao coronavírus.

O número de vereadores como membros da comissão especial atende ao critério estabelecido pelo Regimento Interno da Câmara do Recife. Eduardo Marques, no entanto, disse que “esta comissão, porém, não se restringe aos sete empossados. Esses, serão apenas os membros oficiais. Na verdade, ela é a representação da Câmara no Comitê e qualquer vereador desta cidade terá o direito de acompanhar os trabalhos e de dar as suas contribuições neste momento tão grave que estamos vivendo na saúde pública”. Os componentes, segundo ele, foram escolhidos atendendo aos critérios da “representatividade e da proporcionalidade” dos partidos na Câmara.

A ideia de formar uma comissão especial na Câmara do Recife para acompanhar o comitê de crise, da Prefeitura do Recife, surgiu na semana passada. “Vamos mostrar que neste momento as bancadas de oposição e de situação estão unidas em prol da população”, disse Renato Antunes, que é líder da Oposição, e também autor da ideia. Ele apoiou o nome da vereadora Ana Lúcia para a vice-presidência do grupo (foi eleita) e disse que “ela pode fazer a interlocução do comitê junto à oposição e junto às igrejas”, afirmou.

A reunião que instalou o comissão  contou com a participação de dez vereadores: Eduardo Marques, Luiz Eustáquio, Ana Lúcia, Renato Antunes, Rinaldo Júnior , Ivan Moraes (PSol), Fred Ferreira (PSC), Aderaldo Pinto (PSB), Hélio Guabiraba (sem partido) e Aerto Luna (PSB). Ivan Moraes, que oficialmente não compõe o grupo, colocou-se à disposição do grupo para contribuir com as ações do comitê, a partir da representação da Câmara, e pediu que todas as decisões (do comitê) sejam informadas de imediata aos demais vereadores da Câmara.

Luiz Eustáquio disse que, na condição de presidente da Comissão Interpartidária de Acompanhamento do Comitê de Crise, estará representando todo o povo do Recife no comitê e garantiu que vai trabalhar “arduamente”. Ana Lúcia, como vice-presidente, ressaltou que, nesta hora, “o que menos interessa é o cargo que ocupamos no colegiado. O que vai contar é o nosso trabalho”.


Em 18.03.2020, às 13h38.