Eduardo Marques repercute medidas tomadas pela Câmara contra novo coronavírus

A Câmara Municipal do Recife passou a integrar o grupo de instituições públicas que atuam na prevenção à pandemia da covid-19, doença provocada por um novo tipo de coronavírus que já afeta a capital pernambucana. Na manhã desta segunda-feira (16), a Comissão Executiva da Casa se reuniu para definir as medidas tomadas para proteger os servidores e a população. À tarde, durante a reunião plenária, o presidente do Poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB), repercutiu as atitudes tomadas pela Câmara, que passam a valer a partir da terça-feira (17).

As medidas extraordinárias envolvem mudanças no horário do funcionamento da Casa — que passa a abrir das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira, podendo alguns setores estenderem esse horário conforme a necessidade —, restrição a aglomerações e suspensão de eventos, além de dispensa de servidores em grupos de risco. Foi criada, ainda, uma comissão especial para acompanhar as ações do executivo e o desenvolvimento da pandemia. A lista completa de medidas pode ser acessada neste link.


Em seu discurso na tribuna, Eduardo Marques destacou o alto grau de contágio do novo coronavírus e o perigo que ele representa para alguns setores da população. De acordo com o presidente, as autoridades recifenses e pernambucanas estão agindo em conformidade à gravidade da situação. "O conjunto de medidas que estamos adotando segue na mesma linha de outras instituições públicas do Recife e do Estado. A Câmara Municipal do Recife se une a este esforço coletivo, para que a nossa cidade e o estado de Pernambuco tenham o menor impacto possível. Iremos acompanhar cada nova informação, cumprindo nosso papel institucional e nosso dever diante da Constituição."


O parlamentar não deixou de frisar a importância de manter a Câmara do Recife aberta, mas indicou que no momento é preciso preservar vidas. "Nós, vereadores do Recife, temos a responsabilidade de representar a população da nossa cidade. A Casa de José Mariano é a Casa do Povo recifense. Por outro lado, temos também o dever de pensar nas pessoas e tomar as medidas necessárias para resguardar a população e diminuir os riscos de contágio."

Em 16.03.2020, às 17h

registrado em: covid19